Paraná

Feed do Manolo

Coluna | Pedágio de Ratinho será mais caro

Encarecimento se dá por causa da modalidade de licitação

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 271 do Brasil de Fato Paraná - AEN

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná descobriu que o pedágio do governador Ratinho Junior (PSD), quando voltar, será mais caro do que o prometido. Atualmente as cancelas estão abertas devido ao fim do contrato e uma nova licitação está prevista para o ano que vem.

Uma resolução do ministro da Economia, Paulo Guedes, adicionada ao processo de concessão das rodovias à iniciativa privada, em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU), é a prova de que a proposta do governo atual, caso reeleito, tornará o pedágio ainda mais caro.

O encarecimento se dá por causa da modalidade de licitação, que será por concorrência internacional atrelada a aporte financeiro por 35 anos de contrato vinculado ao deságio proporcional ao aporte colocado.

“As concessões terminaram porque o contrato acabou. O governo do Paraná não fez um movimento para acabar com o pedágio. Simples assim. Se dependesse do governo Ratinho Jr, teríamos um novo modelo de pedágio com 42 praças, 35 anos de duração e 3,3 mil quilômetros pedagiados”, comentou o deputado Arilson Chiorato (PT). 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini