Paraná

Eleições 2022

No Paraná, Lula e Bolsonaro têm empate técnico, segundo pesquisa Ipec

Ratinho Jr lidera corrida ao governo, com 46% das intenções de voto; Alvaro Dias e Sergio Moro lideram disputa ao Senado

Curitiba (PR) |
No Paraná, Bolsonaro tem 41% das intenções de voto, seguido por Lula, com 35% - Ricardo Stuckert e Divulgação

Foi divulgada nesta terça (23) pesquisa Ipec sobre as intenções de voto dos eleitores do Paraná. Na disputa à presidência, Jair Bolsonaro aparece em vantagem numérica (41%), seguido por Lula (35%).

Os números são da pesquisa estimulada (quando é apresentada uma lista de nomes concorrentes) e apontam empate técnico entre os dois candidatos, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea (quando não é apresentada a lista de candidatos ao entrevistado), a diferença entre ambos ainda é de 6 pontos: Bolsonaro tem 38% e Lula, 32%.

Também pontuam, tanto na estimulada quanto na espontânea, no Paraná: Ciro Gomes (7% na estimulada e 2% na espontânea) e Simone Tebet (2% na estimulada e 1% na espontânea).

Governo

Para o governo do estado, Ratinho Júnior (PSD) aparece na liderança, com 46% das intenções de voto. O ex-governador Roberto Requião (PT) vem em segundo, com 24% das intenções.

Os resultados são da pesquisa estimulada. Considerando os votos válidos, Ratinho Jr. tem mais de 50% das intenções de voto, o que daria ao atual governador vitória no primeiro turno.

Na estimulada, ainda pontuam: Angela Machado (PSOL), com 2%; Ivan Bernardo (PSTU), com 2%; Ricardo Gomyde (PDT), com 1%; Adriano Teixeira (PCO), com 1%; Joni Correia (DC), com 1%; Solange Ferreira Bueno (PMN), com 1%.

Na pesquisa espontânea, o candidato do PSD ainda lidera, com 26% das intenções, seguido por Requião, com 7%. Nenhum outro candidato pontuou.

Senado

A disputa para o Senado no Paraná está concentrada entre Alvaro Dias (Podemos) e Sergio Moro (União Brasil). Dias lidera na pesquisa estimulada, com 35% das intenções de voto, seguido por Moro, com 24%.

Também pontuaram na estimulada: Paulo Martins (PL), com 4%; Aline Sleutjes (PROS), com 2%; Orlando Pessuti (MDB), com 2%; Rosane Ferreira (PV), com 2%; Desiree (PDT), Dr Saboia (PMN) e Roberto França da Silva Junior, todos com 1%.

Na pesquisa espontânea, Alvaro Dias tem 7% das intenções de voto e Sergio Moro tem 3%. Paulo Martins (PL) também pontua, com 1%.

Este ano, o Paraná elege apenas um senador.

Detalhes da pesquisa

Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 19 e 21 de agosto, em 57 municípios do Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐05619_2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR‐07859_2022.

Edição: Lia Bianchini