Paraná

Feed do Manolo

Coluna | Um candidato ao governo do Paraná?

Onde Ênio Verri, presidente da Itaipu Binacional, estava, o governador Ratinho Junior não apareceu

Curitiba (PR) |
Ênio Verri esteve por dois dias no Show Rural, em Cascavel - Divulgação

Sim, parece que a discussão está antecipada, mas não pode ser descartada. O ano é de eleições municipais, onde se definem os próximos vereadores e prefeitos. E são esses os principais cabos eleitorais para qualquer candidatura ao Governo do Estado. E é de olho neste cargo que o mundo do agronegócio e entidades notaram um desencontro proposital aqui no Show Rural, em Cascavel. O presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri esteve por dois dias no evento. Celebrou acordos para agricultura familiar e agroecologia, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, conversou com federação e cooperativas. E onde ele estava, o governador Ratinho Junior não apareceu.

O desencontro proposital mais evidente foi visto durante as homenagens aos 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia. Primeiro chegou o presidente de Itaipu. Fotos, discursos e se foi. Em seguida, apareceu o governador. Fotos, discursos e tchau. Tanto que nos sites das respectivas “autoridades”, Itaipu e Agência de Notícias, a homenagem virou matéria, mas sem ambos se citarem. E isso não passou despercebido por quem está no Show Rural.

Voltando a 2026, ainda é cedo, mas não descartável uma candidatura ao governo do estado. Ou até mesmo ao senado. Ao presidir Itaipu, Verri coordena um poderoso orçamento com muitos recursos para o desenvolvimento dos municípios paranaenses. Projetos e mais projetos estão saindo. Comunidades e entidades sendo beneficiadas. Mais do que isso, uma rede de relacionamentos e compromissos sendo selada. São bons passos iniciais para qualquer candidatura majoritária.

Edição: Lia Bianchini