Paraná

EDITORIAL PARANÁ

EDITORIAL 314. Apagão elétrico no país é resultado de privatização do setor

“Os acontecimentos estão ligados ao sistema de operação das usinas, que está sob a anarquia do mercado”

Curitiba (PR) |
“Os acontecimentos estão ligados ao sistema de operação das usinas, que está sob a anarquia do mercado”, afirma - Arquivo pessoal

No dia 15, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que levou à queda de energia em 25 estados e DF. Nota do Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta que o abastecimento foi 100% recomposto às 14h49min.

Com isso, volta o debate sobre o leilão da Eletrobras, com a mídia empresarial tentando encobrir os problemas da privatização. De acordo com comunicado do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o apagão e a ausência de transparência dos acontecimentos só confirmam que dominam os interesses de lucro do sistema financeiro nesse setor estratégico.

A hipótese provável, de acordo com o movimento social, é que a queda foi causada por “oscilação de geração”, em função da entrada de energia de fontes não controladas, como fotovoltaica e eólica. “Os acontecimentos estão ligados ao sistema de operação das usinas, que está sob a anarquia do mercado”, afirma.

Ainda segundo o MAB, a produção até então estava equilibrada e o movimento também descarta apagões por excesso de carga no sistema.

Reafirmamos as palavras do movimento, de que “O que está acontecendo é resultado da completa destruição da segurança e soberania neste setor”.

A venda da Eletrobras, a redução de quadros da empresa, a falta de planejamento na produção de energia no país, são as causas do problema e devem ser revertidas pelo governo federal.

Edição: Pedro Carrano