Paraná

Feed do Manolo

Coluna | IPTU de Greca tira dos pobres e dá pros ricos

Projeto de Rafael Greca (DEM) foi aprovado por sua base na Câmara de Vereadores, com críticas da oposição

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 286 do Brasil de Fato Paraná
Coluna da edição 286 do Brasil de Fato Paraná - Pedro Ribas / SMCS

Os curitibanos terão mudanças na cobrança do IPTU para 2023. O projeto enviado pelo prefeito Rafael Greca (DEM) em regime de urgência foi aprovado pela base e com críticas da oposição. 

De acordo com a Câmara Municipal, os parlamentares articularam melhorias no projeto original e “conseguiram aumentar o número de imóveis isentos do IPTU, diminuir a alíquota dos imóveis residenciais e mitigar o impacto da nova PGV (Planta Genérica de Valores), estendendo o sistema de travas até 2025 e reduzindo de 20% para 18% (mais a inflação) o teto do aumento anual no IPTU." 

Por outro lado, a proposta foi alvo de críticas. Segundo a vereadora Professora Josete (PT), entre as distorções presentes na proposta da prefeitura está a diminuição do valor cobrado dos terrenos baldios. “É inadmissível que a Prefeitura abrande a cobrança de quem pode se dar ao luxo de ter um terreno para especulação imobiliária, enquanto 50 mil famílias estão na fila da Cohab”, criticou a parlamentar. 

Serginho do Posto (União) rebateu as críticas da oposição. “Reduziu-se a tarifa dos terrenos vagos, mas vai ter a atualização da PGV, sem as travas da lei anterior. Acredito que 90% desses terrenos serão impactados de forma onerosa”, afirmou. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini