Paraná

Feed do Manolo

Precisamos pegar de volta tudo o que era da Petrobras, diz geólogo Guilherme Estrella

Para o geólogo, a empresa deve deixar de beneficiar os rentistas e atuar de acordo com o interesse nacional

Curitiba (PR) |
Petrobras fup
Coluna da edição 283 do Brasil de Fato Paraná - Divulgação

O geólogo Guilherme Estrella defendeu a mudança radical na relação da Petrobras com o povo brasileiro. Em entrevista ao “SOS Brasil Soberano”, disse que a empresa deve deixar de beneficiar os rentistas e atuar de acordo com o interesse nacional. “Esse é o grande desafio para este nosso novo governo do presidente Lula, eleito democraticamente, que vai se iniciar formalmente em 1 de janeiro”, diz.

“Essa é a grande realidade perversa em relação à soberania nacional: a Petrobras de hoje não tem nada a ver com a Petróleo Brasileiro S.A. O que existe é um fundo de investimento financeiro no setor de petróleo; pior do que a ‘Petrobrax’ do FHC”, critica.

Para o geólogo, desta vez, a medida fundamental para o trabalho de desconstrução da Petrobras foi tomada ainda no governo Temer, com o fim do marco regulatório do Pré-Sal e da exigência de a estatal atuar como operadora única na exploração dessas reservas.

“Precisamos recuperar tudo da Petrobras, para que ela seja o grande instrumento de geração de recursos para investimentos nas empresas brasileiras. Empresas de engenharia, do setor metal, mecânico”, afirma Estrella. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini