Paraná

EDITORIAL PARANÁ

Editorial 275. Um governo para frente?

O Paraná para frente é apenas peça de propaganda

Curitiba (PR) |
O jeito de governar, embora se busque esconder neste período eleitoral, é o mesmo feito pelo governo Jair Bolsonaro. - Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

A "velha política de sapatênis" está no poder no Paraná e quer ficar por mais quatro anos. Um grupo político que se renova, sem perder de vista sua ideologia de tornar o estado mordomo para os mais ricos, mantendo seus privilégios e isenções, enquanto a população paga a conta nas tarifas e na dificuldade em acessar serviços como saúde e educação.

O Paraná para frente é apenas peça de propaganda. Ou melhor, nessa viagem, os trabalhadores não embarcam. O jeito de governar, embora se busque esconder neste período eleitoral, é o mesmo feito pelo governo Jair Bolsonaro.

"Anda pra frente" no agronegócio enquanto deixa para trás 10% da população passando fome, segundo a Rede Penssan. Distribui mais de 5 bilhões de lucro da Copel e Sanepar para fundos de pensão dos EUA enquanto reduz pela metade programas de luz e não garante acesso a água. Dá dinheiro para empresários da educação e saúde enquanto matrículas caíram e professores e enfermeiros levam calote na data-base ou no piso nacional.

A ratoeira está armada para os eleitores. Assim como as cancelas do pedágio que foram levantadas, mas podem voltar igualmente caras se a turma "pra frente" fizer com que os paraenses sigam arreados puxando esse avanço apenas para poucos.

Edição: Pedro Carrano e Frédi Vasconcelos