Paraná

EDITORIAL PARANÁ

Editorial 269. Em defesa da democracia e da participação popular

Contra os ataques de Bolsonaro, a sociedade tem se organizado para responder com resistência

Curitiba (PR) |
As armas de Bolsonaro são a mentira e a violência. É preciso combatê-las com a verdade e com a defesa da democracia e da participação popular. - Giorgia Prates

Diante dos resultados das pesquisas eleitorais, indicando a vitória de Lula com grande vantagem, Bolsonaro está apelando para atitudes mais drásticas. Medidas eleitoreiras, ameaças de golpe e tentativas de deslegitimação da eleição estão na agenda diária do presidente. 

A aprovação da “PEC do desespero” é um exemplo disso: dribla a legislação permitindo gastos extras em ano eleitoral e faz com que Bolsonaro e seus aliados usem a máquina pública em seu favor, ampliando o auxílio emergencial apenas até o fim do ano.  

Os ataques contra os setores progressistas da sociedade, seja por meio da disseminação de notícias falsas, seja mediante violência mais explícita, tendem a aumentar.  

Do outro lado, a sociedade tem se organizado para mostrar que há resistência. Nesta semana, acontecem atos em todo o país em torno do Manifesto em defesa da democracia e da justiça, subscrito por entidades de diversos setores sociais, como centrais sindicais, OAB, UNE e FIESP, e da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito, que já conta com mais de 800 mil assinaturas. 

As armas de Bolsonaro são a mentira e a violência. É preciso combatê-las com a verdade e com a defesa da democracia e da participação popular. 

Edição: Pedro Carrano