Paraná

Dança

Jornada de Dança da Bahia traz para Curitiba espetáculo e oficina para professores

Jornada de Dança da Bahia completa quinze anos de história e por onde passa, além das apresentações, oferece um curso

Paraná |
Formação Itinerante de Professores de Dança da Jornada - Cristiano Barbosa

A dança e a poesia de uma das precursoras da dança moderna inspiram o espetáculo "A Arte de Isadora Duncan", que será apresentado pela primeira vez em Curitiba. O espetáculo é parte integrante da Jornada de Dança da Bahia que por onde passa, oferece oficinas e cursos de formação para profissionais da dança.

O espetáculo será apresentado, em sessão única e gratuita no dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h, na Casa Hoffmann. Após a apresentação, haverá um bate-papo com o público e a equipe do espetáculo, com a oportunidade de mergulhar ainda mais no universo da dança e da filosofia de Isadora Duncan

 “A Arte De Isadora Duncan” é inspirado nos trabalhos criados pela bailarina norte-americana entre 1900 e 1927. Duncan foi uma das primeiras a romper com os padrões do ballet clássico e dar novos valores à dança como arte popular.

Formação

 


A Arte de Isadora Duncan", que será apresentado pela primeira vez em Curitiba. / Marcela Guimarães

Já o curso que integra a Formação Itinerante de Professores de Dança da Jornada será ministrado por Fatima Suarez e membros do Contemporânea Ensemble. de 16 a 18 de abril em Curitiba. As inscrições estão abertas no link https://linktr.ee/jornadadedancadabahia 

A ação visa capacitar profissionais e professores para o ensino da dança, incentivando uma prática docente reflexiva e criativa com base nos princípios de Duncan. Como parte desta iniciativa, dois professores serão selecionados para participar da formação que ocorrerá em novembro em Salvador, com parte das despesas pagas pelo projeto.

Jornada de Dança da Bahia

A Jornada de Dança da Bahia começou a ser realizada em 2005, com uma visão artístico-pedagógica em sua concepção, no intuito de contribuir com a dinamização das relações da dança e de seu ensino na Bahia, além do intercâmbio com profissionais locais, nacionais e internacionais. No seu programa educativo, a Jornada de Dança da Bahia sempre promoveu debates artísticos pedagógicos, capacitação de dançarinos e professores, e a promoção de espetáculos para um público principalmente de crianças e jovens, adultos e idosos, estudantes e profissionais da dança.

Com o passar do tempo o evento tornou-se nacional, agregando artistas e educadores em torno do seu objetivo principal, que é proporcionar conhecimento e informação sobre a arte da dança e as suas relações com a educação, fomentando o seu desenvolvimento. Ao longo das suas edições, a Jornada foi criando um envolvimento com as comunidades dos locais de realização do projeto, tais como escolas, projetos sociais, centros culturais e  universidades.

A Formação Itinerante de Professores de Dança tem o objetivo de capacitar jovens profissionais e professores para o ensino da dança e fomentar o exercício de uma prática docente reflexiva e criativa. O projeto visitou mais de 30 localidades em todo o Brasil, incluindo 15 cidades do interior da Bahia e outras 15 cidades no Brasil.

SERVIÇO

 

Espetáculo "A Arte de Isadora Duncan" + Bate Papo 

Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 - São Francisco, Curitiba/PR)

Data: 18 de abril, quinta-feira, 19h  

Duração: 50 minutos

Participação gratuita

Classificação livre

 

Formação Itinerante de Professores de Dança - Ano 15

Local: Casa Hoffmann

Data: 16 a 18 de abril 

Inscrições e mais informações: https://linktr.ee/jornadadedancadabahia 

Edição: Ana Carolina Caldas