Paraná

Dança

Curitiba terá imersão de "Dança Livre a Dois: o movimento que toca a alma”

A modalidade é marca registrada do multiartista curitibano Ravi Brasileiro e faz sucesso com todas as idades

Paraná |
Na “Dança Livre a Dois: o movimento que toca a alma”, projeto desenvolvido e patenteado pelo multiartista (músico e dançarino) curitibano Ravi Brasileiro - Divulgação

É natural de Curitiba uma modalidade nova e integrante do movimento da dança de salão contemporânea, que tem levado para os salões, teatros, empresas, escolas e espaços públicos, como praças e ruas, um número maior de pessoas, interessadas na liberdade de movimentos do corpo, na leveza da mente e no cultivo de relações de afeto pautadas no respeito e na parceria. 

Na “Dança Livre a Dois: o movimento que toca a alma”, projeto desenvolvido e patenteado pelo multiartista (músico e dançarino) curitibano Ravi Brasileiro, a pessoa não precisa ter um palco ou piso específicos para dançar, um tipo de calçado único, larga experiência, nem um parceiro fixo ou um formato de corpo estereotipado para movimentar-se no ritmo de qualquer estilo musical. A dança flui das vontades e sentimentos compartilhados, estimulada pelas consignas, técnicas, exercícios e orientações, sim,  repassados nas aulas e imersões pelo seu professor e vem desassociada daquele mero jogo de conquista e sedução. 

Uma dessas imersões acontecerá neste final de semana. Inicia nesta sexta feira  (23) à noite, com uma breve aula de apresentação dos fundamentos da Dança Livre a Dois, que precede à realização de um baile para quebrar o gelo. O baile da abertura será uma festa comandada pelo DJ Fredy Kowertz, em comemoração ao aniversário do professor Ravi. A imersão continua no sábado e domingo com as práticas propriamente do curso. O encerramento está previsto para acontecer às 13h de domingo, dia 25. Toda a programação acontecerá no Espaço Maydê – Eventos Inspiradores e Ecopousada -, que fica na Rua Virgílio Arcie, 98 – no Capivari, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.


Na “Dança Livre a Dois: o movimento que toca a alma”, projeto desenvolvido e patenteado pelo multiartista (músico e dançarino) curitibano Ravi Brasileiro / Divulgação

Terapêutico

O lado terapêutico e motivacional do desprendimento proposto pela Dança Livre a Dois também é outro fator complementar que leva para as aulas, inclusive, pessoas com severas dificuldades motoras, dores físicas ou buscando na dança amenizar, superar e conviver com feridas emocionais, problemas familiares, sentimento de perda e sofrimentos por ausências diversas. A proposta do método da Dança Livre a Dois é um convite para as pessoas elevarem a confiança e a autoestima, para a recuperação da saúde física e emocional, para a melhoria das relações pessoais, para elas se conhecerem profundamente e, por consequência, esse conjunto de habilidades deixa a vida mais leve. O trabalho durante anos como personal dancer em clubes e festas também possibilitou que Ravi Brasileiro conhecesse de perto os desafios e os esforços que pessoas com diversas realidades e histórias levam para o centro das pistas de dança.

Ao longo de quase uma década, Ravi desenvolveu, incorporou e adaptou mais de 180 dinâmicas, catalogadas e estruturadas de forma que ele consiga saber o que cada aluno fez em cada aula e o que é preciso ainda complementar com novos jeitos de revisitar cada proposta, a fim de tornar os encontros sempre especiais e únicos. “Sou inquieto e criativo, vou buscando sempre formas diferentes de ministrar e não tenho uma aula igual a outra. Sempre vou trazer um exercício ou um outro complemento para que esse momento fique interessante, criativo, desafiador e, caso venha a perceber que a aula pede outro rumo, por conta do desafio de algum aluno, adapto e aprimoro na hora a programação”, comenta o professor. “Trago desafios que instiguem as pessoas a se descobrirem, a respeitarem a vontade do seu par na dança e a entenderem outras possibilidades de deixar o corpo se expressar e de brilharem”, diz.

Além das aulas ministradas, a Dança Livre a Dois é praticada nas oficinas culturais, em dinâmicas para a formação de educadores, nas semanas laborais, de motivação e nos programas de soft skills das empresas, bem como nas imersões que duas vezes por ano Ravi proporciona à comunidade. Para divulgar seu trabalho, ele realiza mensalmente bailes e aulas abertas a quem queira participar e se interesse por continuar frequentando as turmas e atividades regulares ao longo do ano. 


Grandes conquistas e superações

“Pra mente despir, pro ego dançar, pro corpo sorrir e a alma voar”. A frase é do próprio Ravi e pontua com precisão os propósitos dessa sua nova trajetória profissional. Ele destaca duas lembranças e experiências que marcaram muito sua vida desde que deixou de lado os formatos convencionais e tradicionais da dança de salão para se entregar às aulas e apresentações da Dança Livre a Dois. “Sempre que um aluno ou uma aluna nova chega, eu converso e busco entender os motivos que fizeram ela ir atrás da aula de dança. Uma vez, me surpreendi com a resposta de uma senhora de pouco mais de 70 anos, que me disse: - Para sobreviver!”. “Viúva, em luto há poucos meses pela perda do seu parceiro de vida e saindo de um tratamento de câncer, ela reencontrou na dança seu brilho no olhar e lindos motivos para celebrar a vida, continuar a sonhar e realizar grandes conquistas”, assinala o professor. 

Um outro momento inspirador, exemplo de superação e que arrancou lágrimas emocionadas do professor, conta Ravi, foi com uma aluna nova, que tinha severas dificuldades de mobilidade, causadas pela fibromialgia, esclerose e outras doenças crônicas. Ao final da aula, é costume fazer uma sessão de relaxamento. Nas duas primeiras vezes, ela fez o relaxamento sentada e sempre contava com ajuda externa. Na terceira semana, pediu para se deitar, ainda com auxílio do professor. Na quarta vez, na hora de se levantar, perguntou a ele: “- Eu posso tentar sozinha?”. Ela se levantou e chorou bastante, revelando que não fazia aquilo há 10 anos! Contou também que, em uma tentativa frustrada em casa, ela havia caído da cama e ficou cerca de duas horas no quarto, esperando seu filho chegar em casa para ajudá-la a sair do chão.

“Eu enxerguei, a partir da transformação feita na vida das pessoas, o potencial terapêutico da Dança Livre a Dois. Entendi que isso é muito mais forte do que se imaginava”, acrescenta Ravi. “É o que me fez e me faz continuar com o desafio de empreender com arte, continuar colocando toda a energia no que gosto de fazer e para contribuir na melhoria da nossa vida em sociedade”, explica Ravi. “Busco sempre adquirir mais conhecimentos e informações, para além do afeto e do acolhimento que esses momentos proporcionam, por meio de parcerias com profissionais de áreas técnicas específicas ou capacitações em psicologia corporal, entre outros”, completa.


Serviço:

Imersão na Dança Livre a Dois – Ravi Brasileiro

De 23 a 25 de junho de 2023 (de sexta à noite ao domingo pela manhã)

No Espaço Maydê – Eventos Inspiradores e Ecopousada

R. Virgínio Arcie, 98 – Capivari, Colombo, PR 

Mais informações e contatos: https://dancalivreadois.com/ 

Edição: Ana Carolina Caldas