Paraná

Dança

Espetáculo de dança inspirado em Van Gogh, da premiada Cia Druw, estreia em Curitiba

O infantojuvenil “Girassóis” ganha quatro sessões gratuitas no Teatro Zé Maria entre os dias 6 e 8 de outubro

Paraná |
Ministério da Cultura e Fundação ArcelorMittal apresentam espetáculo de dança da premiada Cia Druw inspirado em Van Gogh em Curitiba, PR - Silvia Machado

Como parte da programação da Semana da Criança em Curitiba (PR), a premiada Cia Druw realiza quatro apresentações gratuitas do espetáculo de dança infanto juvenil Girassóis entre os dias 6 e 8 de outubro, no Teatro Zé Maria. Serão duas sessões na sexta-feira, às 9h e 15h, sábado, às 19h e domingo, às 17h. 

Inspirado nas telas de Van Gogh, o trabalho é dirigido, concebido e roteirizado por Miriam Druwe. “A Silvia Leblon, que assina a direção cênica, atuou também como provocadora, me ajudando a conduzir as minhas ideias. Como o tema era bastante amplo, primeiro selecionei as obras dele que mais reverberavam em mim. Depois, compartilhei isso com os bailarinos e entramos em um intenso processo criativo, norteado principalmente pelos autorretratos”, conta a diretora. 

A companhia costuma explorar a linguagem do clown nas suas produções – e com Girassóis não foi diferente. “Estudamos conceitos de luz e sombra para entender como os quadros se conectavam conosco. Cada intérprete escolheu um e eu coreografei a partir disso. Mais de 25 telas foram selecionadas”, completa. 

Ao longo da encenação, tanto o pintor holandês quanto vários de seus icônicos personagens ganham vida diante do público. Alguns deles são “Gaughin”, “O Carteiro Roulin” e “O Escolar”.

O grupo buscou traduzir nos corpos as pulsantes e impulsivas pinceladas do artista, sempre carregadas de emoções. Por isso, a coreografia foi montada a partir dos fluxos de “plantar” e “colher”, conceitos muito presentes na obra de Van Gogh, que retratou camponeses e a natureza de um jeito único.

Para dar uma dimensão ainda mais poética ao espetáculo, algumas cartas do pintor são narradas na montagem. Já a trilha sonora, composta exclusivamente para o trabalho, é de Fábio Cardia.


Ministério da Cultura e Fundação ArcelorMittal apresentam espetáculo de dança da premiada Cia Druw inspirado em Van Gogh em Curitiba, PR / Gustavo Moraes

O cenário e o figurino de Marco Lima contribuem para evocar o universo íntimo do mestre pós-impressionista. Inclusive, em 2017, Lima ganhou o Prêmio APCA pelos figurinos e direção de arte em "Pescadora de Ilusão"; pela cenografia, figurino e colaboração dramatúrgica em "Alice no País do Iê Iê Iê"; e pela cenografia e figurino dos espetáculos de dança para crianças "Vila Tarsila, Lúdico, Girassóis" e "Poetas da Cor", da Cia. Druw.

A união de todos esses elementos resulta em uma narrativa leve e lúdica, potencializada pelos vídeos  de Tatiana Guimarães projetados pelo espaço.

“É interessante observar a percepção das crianças e a dos adultos sobre o espetáculo. Tem coisas que dialogam mais com um ou com outro. É uma experiência rica e emocionante para todos. Sinto que conseguimos humanizar essa figura tão emblemática que é o Van Gogh”, comenta Miriam.

Cia Druw

A Cia Druw vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança contemporânea por meio de uma intensa atividade que tem como foco de pesquisa, criação, difusão e formação cultural.

Criada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a Cia Druw vem desenvolvendo um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria. Seus temas percorrem caminhos variados, com um estilo coreográfico que passeia de forma bem humorada e reflexiva por temas do cotidiano e questões internas e externas da natureza humana.

Ao longo de 17 anos, a Cia Druw vem disseminando seu trabalho em âmbito nacional e alcança público das mais variadas classes sociais e faixas etárias através de seu variado repertório, realização de oficinas para bailarinos, atores, crianças e educadores, sistematizando propostas de instrumentalização (capacitação) de profissionais para que possam desenvolver seus trabalhos com uma abordagem mais consciente, criativa e construtiva da dança e suas possibilidades de associação com outras linguagens como artes plásticas, teatro, música e poesia.

Reconhecida pela crítica e convidada a participar de vários eventos e festivais de dança em todo o país, a Cia Druw tem como um de seus objetivos a formação e a criação de espetáculos que possam contribuir para formação de público para a dança contemporânea, com temas atuais de interesse geral.

 

 

 

SERVIÇO


Girassóis


De 6 a 8 de outubro de 2023, sexta às 9h e às 15h, sábado, às 19h e domingo, às 17h

Teatro Zé Maria - R. Treze de Maio, 655 - São Francisco, Curitiba/ PR
Ingressos: gratuitos |Reservas em https://www.eventbrite.com/e/curitiba-cia-de-danca-convida-cia-druw-girassois-de-van-gogh-tickets-718082011627?aff=oddtdtcreator

Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Lotação:  177 lugares

 

 

OFICINA

RECEBAM NOSSOS GIRASSÓIS

Oficina de dança voltada a crianças de 07 a 12 anos

Dia 08 de outubro de 2023, domingo às 14h

Duração da oficina: 1h30

Inscrições com até 1h de antecedência no teatro.

Limite de inscritos: 30 participantes

Oficina com tradução em Libras.

 

Edição: Ana Carolina Caldas