Paraná

Teatro

Mais de 1 mil pessoas participam do espetáculo "Paixão de Cristo" do Grupo Lanteri, em Curitiba

A 46ª apresentação do grupo deve atrair cerca de 17 mil pessoas nesta sexta feira, 29

Paraná |
Grupo Lanteri apresenta Paixão de Cristo nesta sexta feira, 29, em Curitiba - Reinaldo Reginatto

A tradicional apresentação da Paixão de Cristo do Grupo Lanteri será apresentada dia 29 de março, às 19h, no Espaço Lanteri, no bairro Orleans, em Curitiba. É a segunda maior apresentação, ao ar livre, do Brasil, envolvendo cerca de 1 mil pessoas trabalhando no espetáculo.

“Será um espetáculo emocionante que irá tocar a todos”, declara Anderson Luis Ombrellino, cantor lírico que interpreta Jesus pela segunda vez. Ele participa do grupo há 33 anos, tinha apenas 11 anos quando começou. “O Lanteri é muito acolhedor, é uma extensão da família. Interpretar Jesus é uma grande responsabilidade, estou ansioso”, conta.

Este é o segundo ano que o espetáculo será apresentado no novo espaço do grupo. A área doada em comodato pela Arquidiocese de Curitiba tem 15 mil m2 e está localizada entre a Rodovia do Café e a Rua Amadeu Piotto.

A encenação é composta por 31 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressurreição. A duração do espetáculo é de aproximadamente 2 horas. A estrutura do espetáculo comporta três palcos principais unidos por uma passarela de 72m que somam 1.100 m² e ainda 250 m² de cenário vertical.

Entre as novidades deste ano, a participação especial da soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca, cantora de ópera que fará o papel de Verônica, a mulher piedosa que comovida com o sofrimento de Jesus enxuga seu rosto com um véu. Em tempos de intolerância, um dos destaques é a cena da Samaritana que ilustra a importância da compaixão, do amor e da aceitação do outro.


Grupo Lanteri apresenta Paixão de Cristo nesta sexta feira, 29, em Curitiba / Reinaldo Reginatto

“Queremos tocar o coração das pessoas com o espetáculo reforçando o lema da Campanha da Fraternidade: “Vós sois irmãos”. Além da grandiosidade, na minha opinião, o que atrai essa quantidade de gente todos os anos é a vontade e a necessidade de passar pela experiência da gratuidade do amor. Hoje tudo tem preço, nada é de graça. As pessoas também precisam apenas receber, serem acolhidas, sem necessariamente dar nada em troca”, declara Aparecido Massi, diretor artístico do Lanteri.

Entrada gratuita

A entrada é gratuita, quem puder poderá contribuir doando 1kg de alimento não perecível ou um agasalho que será doado via Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense).

De acordo com a produção, mesmo com chuva haverá apresentação. A Paixão será encenada às 19h, mas a partir das 18h15 atores do grupo farão performances para entreter o público e prepará-lo para o clima do espetáculo.

Grupo Lanteri

Há 46 anos o Grupo Lanteri ocupa lugar de destaque no cenário cultural de Curitiba atraindo multidões em suas apresentações populares. ‘Teatro feito pelo povo para o povo’ é o lema que caracteriza o grupo. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais que se renovam anualmente. A primeira apresentação do espetáculo Paixão de Cristo foi em 1978, na Vila São Paulo, no Uberaba, em Curitiba.

Serviço

Paixão de Cristo.

19h

Espaço Lanteri. (Rua Amadeu Piotto, 590 – Orleans).

Edição: Ana Carolina Caldas