Paraná

Teatro

Projeto Herbert Daniel estreia no Teatro Novelas Curitibanas abordando ditadura militar e sexualidade

O espetáculo é o primeiro da "Distinta Companhia", grupo teatral e de pesquisa sobre sexualidade e identidade

Paraná |
A partir do dia 16 de novembro, o Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge recebe a estreia da peça "PROJETO HERBERT DANIEL" - Elenize Dezgeniski

A partir do dia 16 de novembro, o Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge recebe a estreia da peça "PROJETO HERBERT DANIEL", primeira montagem da Distinta Companhia. A temporada segue até dia 17 de dezembro, de quinta a sábado, 20h e domingos, 19h, com entrada franca.

"PROJETO HERBERT DANIEL" é a peça inaugural da Distinta Companhia. O grupo nasce do desejo de fundar um laboratório contínuo de pesquisa e colaboração centrado nas temáticas de sexualidade, identidade e em formas contemporâneas de narratividade e dramaturgia. Em cena, um grupo de pessoas se reúne para revisitar o passado do Brasil a partir da ditadura militar. Juntas, elegem Herbert Daniel como a primeira figura através da qual vão olhar para este momento a fim de discutir o que é preciso fazer agora. O que está em jogo é a tentativa destas pessoas em fazer uma reparação em relação a esse passado. Para isso, instauram uma Comissão da Verdade e da Justiça.

O motor propulsor da criação da peça é Herbert Daniel - militante gay, ativo contra a ditadura militar brasileira, envolvido na luta pelo reconhecimento dos direitos e da humanidade de pessoas doentes de aids, logo no começo da epidemia de HIV no Brasil.

Com dramaturgia de Vinicius Medeiros e direção de Sueli Araujo, a montagem procura reafirmar uma nova imagem de futuro a partir da pergunta: O que se pode fazer de justiça aqui e a partir daqui? Na cena, os artistas organizam uma espécie de levante que, pelo pulso da cena, convida o público a viver uma experiência compartilhada de transformação. Um exercício de imaginação, uma proposta e um convite para imaginar novos futuros.

Conversando sobre HIV

Além da peça, o projeto oferece no dia 1 de dezembro, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge, uma ação de interlocução com a médica infectologista Vanessa Strelow, intitulada: Conversando sobre HIV. 

Nessa interlocução aberta à comunidade, Vanessa Strelow falará sobre a história do HIV e da Aids no mundo e no Brasil e a situação atual da infecção no Brasil. Serão abordados alguns tópicos como a prevenção da infecção pelo HIV, o diagnóstico da infecção pelo HIV e como é o acompanhamento médico das pessoas que vivem com HIV. Em seguida, haverá espaço para dúvidas e demais comentários do público. O objetivo da atividade é promover educação em saúde e ajudar a mitigar preconceitos relacionados ao tema.

Oficina 

E nos dias 09 e 10 de dezembro, na Casa Quatro Ventos, das 14h às 18h30, a oficina: Linguagens da travessia - um olhar sobre as dramaturgias dissidentes, com Ronaldo Serruya. As duas ações são gratuitas

 

SERVIÇO:

 

PROJETO HERBERT DANIEL

De 16.11.23 a 17.12.23

qui. a sab. 20h - dom. 19h - entrada franca (retire seu ingresso 1h antes da sessão, na bilheteria do teatro)

*todos os sábados, sessões com tradução em libras

Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge

Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 - São francisco, Curitiba/PR. 80.510-040.

(41) 3321-3358 / (41) 99876-3596

@distintacompanhia @rumodecultura

 

 

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA E MAIS INFORMAÇÕES:

 

Fernando de Proença 41. 9 99965292 | [email protected]

Edição: Ana Carolina Caldas