Paraná

ORGANIZAÇÃO DO POVO

O tempo é de esperançar: Comunidade 29 de Janeiro completa 2 anos

A associação de moradores é coordenada por jovens abertos a projetos ambientais

Curitiba (PR) |
Comunidade no bairro Uberaba tem biblioteca comunitária e preocupação com as crianças - Pedro Carrano

Na fronteira entre a linha do trem e a avenida Comendador Franco, no bairro Uberaba, em Curitiba, 73 famílias ocupantes da área 29 de Janeiro comemoram dois anos de organização e lutas no local.

No sábado (10 de fevereiro), foi a festa de comemoração do aniversário da comunidade, com a apresentação de palhaçaria, cama elástica, teatro e pinturas e jogos para a piazada.

Espaço organizativo

A associação de moradores é coordenada por jovens abertos a projetos ambientais, biblioteca comunitária e ações em educação popular coordenadas pelo coletivo Marmitas da Terra. Recebe bastante apoio da sociedade civil - mandatos, entidades e indivíduos. 

A comunidade tem elencado a necessidade de postes de luz e iluminação local, uma vez que a 29 de Janeiro se localizada em um descampado ao lado do parque Memorial do Rio Iguaçu. Saneamento e contenção de cheias foram iniciados pela comunidade e precisam de um reforço, bem como de asfalto na rua da frente.

Generosidade

A coordenação da 29 de Janeiro se organiza também na campanha Despejo Zero no Paraná. "É importante destacar o papel fundamental das companheiras do MST e de outros movimentos sociais, que generosamente se uniram à comunidade para enriquecer ainda mais o dia. Sua presença solidária e participação ativa demonstraram o poder da colaboração e da união em prol do bem-estar coletivo. Este é um belo exemplo de solidariedade e engajamento comunitário que merece ser celebrado e incentivado", afirma a página da Associação de Moradores e Amigos da Vila 29 de Janeiro.

Em visita recente, a Defensoria Pública da União apontou chance de regularização fundiária, na medida em que estão em área federal e não há pedido de reintegração de posse contra a ocupação.


"Este é um belo exemplo de solidariedade e engajamento comunitário que merece ser celebrado e incentivado" / Pedro Carrano

 

Edição: Lia Bianchini