Paraná

BdF-PR

Esperamos que seja um até breve

Em crise financeira, Brasil de Fato Paraná não fará mais edições semanais; produção continua no site e nas redes sociais

Curitiba (PR) |
Brasil de Fato Paraná anuncia paralisação das edições semanais - Foto: Giorgia Prates

A partir da próxima semana, você não verá mais uma edição do Brasil de Fato Paraná. A edição 330 é a nossa última. Com capacidade de produção reduzida, continuaremos a publicar matérias no site do BdF-PR e nas redes sociais.

Como boa parte dos veículos de imprensa independentes, o BdF-PR vem sofrendo para conseguir dinheiro suficiente para manter sua estrutura. A falta de condições materiais nos obriga a fazer cortes, que, na prática, se refletem em demissões e suspensão de serviços. Junto à paralisação do tabloide, tivemos que reduzir a equipe pela metade.

Infelizmente, estamos caminhando para o fim do BdF-PR. Porque fazer jornalismo custa dinheiro. Apurar pautas, escrever, diagramar, fotografar, filmar são tarefas que exigem técnica, horas de dedicação. E os profissionais encarregados desse trabalho precisam ser pagos de forma digna. No momento em que isso se torna impossível, não há como manter um jornal.

Desde o início da crise financeira do BdF-PR, temos divulgado campanhas reforçando a importância de manter um jornal independente, comprometido com as pautas dos trabalhadores e da população invisibilizada pelos grandes veículos. Mas neste momento, é justo que falemos sobre quem faz o BdF-PR acontecer, porque nós também somos trabalhadores.

No início da Lava Jato, quando a imprensa comercial enaltecia a parcialidade do então juiz Sergio Moro, um jornalista do BdF-PR revelava semanalmente a corrupção judicial da operação. Jornalistas do BdF-PR cobriram a Vigília Lula Livre por 580 dias ininterruptos, do “bom dia” ao “boa noite, presidente Lula”. Nas lutas contra despejo em ocupações urbanas e rurais, nas doações de alimentos durante a pandemia, nas greves de professores e estudantes, na luta pela demarcação de terras indígenas, em todas as pautas em que o BdF-PR é acionado, está lá, em nome do jornal, uma trabalhadora, um trabalhador.

Nós acreditamos que o jornalismo deve servir ao povo e não aos poderosos. Mas sabemos que esse tipo de jornalismo é incapaz de existir sem condições financeiras para garantir dignidade trabalhista a quem o faz.

Apesar da situação crítica, ainda acreditamos que é possível conseguir recursos para voltarmos a ter as edições semanais e uma equipe adequada ao tamanho das demandas. Anunciamos a paralisação do tabloide com a expectativa de que não seja o fim, mas sim um até breve. 

Apoie o BdF-PR

Continuamos abertos a parcerias para produção de edições especiais impressas do tabloide e para anúncios no site e nas redes sociais.

Doações individuais podem ser feitas via pix: [email protected]

Quem quiser contribuir mensalmente, pode fazer uma assinatura no site: https://apoia.se/brasildefatoparana

Leia a edição 330 do Brasil de Fato Paraná: brasildefatopr.com.br/2023/12/07/brasil-de-fato-pr-edicao-330

 

Edição: Pedro Carrano