Paraná

BdF-PR

Radar da Luta | Protestos toda semana

Confira a agenda de mobilizações populares

Curitiba (PR) |
Calendário de lutas prevê atos durante março e abril inteiros - Reprodução

Vacina Já

Foi fechado nesta semana calendário nacional de manifestações unificadas por Vacina Já (em apoio ao SUS) e pelo auxílio emergencial de 600 reais mensais até o fim da pandemia para os 60 milhões de trabalhadores, além de manifestações por “Fora, Bolsonaro”, contra os atos cometidos pelo presidente na pandemia.

Toda semana

Entre as atividades, estão programadas carreatas, bicletadas, bandeiraços, colagem de lambe-lambe, ações de solidariedade em todos os próximos finais de semana. Às quintas-feiras, o movimento sindical também organizará dias de agitação e propaganda.

Dia da Marielle

Neste começo de março, haverá a semana de luta das mulheres, de 7 a 14 de março (data em que Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro, foi assassinada). No 21 de março, ocorre dia de luta contra discriminação racial. Em 24 de março, dia nacional dos educadores. O 28 de março, um domingo, terá ações de solidariedade, coleta de recursos, alimentos e ações de saúde.

Fora, ditadura

Para o 1º de abril (dia seguinte à instauração da ditadura militar no Brasil, em 30 de março de 1964) estão programados atos de denúncia “ditadura militar, nunca mais!”. Na semana de 7 a 11 de abril ocorrerão manifestações em torno da saúde. E para o dia 11, há proposta de artistas de acender velas em locais públicos em homenagem aos mortos pela pandemia.

Radar da Luta é uma coluna quinzenal publicada no tabloide Brasil de Fato Paraná. 

Edição: Lia Bianchini