Paraná

BdF-PR

Editorial | Onde estão as Mulheres? Em Luta!

Brasil e o mundo vivem uma crise sanitária, política, econômica e social e são as mulheres que sofrem os impactos

Curitiba (PR) |
Brasil e o mundo vivem uma crise sanitária, política, econômica e social e são as mulheres que carregam o fardo dos impactos - Giorgia Prates

Março é o mês histórico de luta das mulheres. Antes do início da pandemia, o dia 8 deste mês costuma ser a primeira mobilização unitária, massiva e em cada estado no calendário de lutas anual. Essa jornada de lutas feminista tem como bandeiras urgentes o retorno do auxílio emergencial sem chantagem neoliberal, pela vacinação para todo o povo brasileiro e pelo Fora Bolsonaro.

Hoje, o Brasil e o mundo vivem uma crise sanitária, política, econômica e social e são as mulheres que carregam o fardo dos impactos na vida cotidiana, seja com o aumento dos trabalhos de cuidado com as crianças, idosos e enfermos, ou com os crescentes casos de violência de gênero contra mulheres e pessoas LGBTQI+, já que a quarentena exigiu que se isolem num ambiente privado que potencializa abusos.
Sob a bandeira da política alinhada ao mercado e não às necessidades das pessoas, desde o governo Temer vemos o desmonte do Estado de Direito afeta diretamente a vida das mulheres, em particular as condições de vida das mulheres negras. Por isso, não podemos esquecer que no dia 14 de março completam-se três anos do assassinato de Marielle Franco, figura expressiva na luta política em defesa dos trabalhadores e da população negra, assassinada por isso, o que foi mais um golpe contra a democracia.

Edição: Pedro Carrano