Paraná

Teatro

Réquiem de Guerra estreia em Curitiba sobre poemas da 1ª Guerra Mundial, a partir da linguagem drag

Peça de Giovana Lago realiza apresentações gratuitas e narra a saga de um soldado em seu processo de alistamento militar

Paraná |
Requiém de Guerra estreia em Curitiba no dia 28 de setembro e permanecerá em cartaz durante 3 semanas - Monica Lachman

Requiém de Guerra  estreia em Curitiba no dia 28 de setembro e permanecerá em cartaz durante 3 semanas. Criada pela artista Giovana Lago, que perseguiu durante dois anos a ideia de uma ‘dragaturgia - a construção de cena a partir da  linguagem drag’, a peça parte de poemas de jovens soldados LGBTQIA+ escritos nos fronts de batalha durante a I Guerra Mundial.

Com todas as apresentações gratuitas, a dramaturgia da peça movida pela pesquisa histórica acerca dos processos de propaganda e de alistamento durante a I Guerra, a artista Giovana Lago - mergulhada em sua persona drag Don Giovanni - concebeu a história da peça em que apresenta a jornada de um jovem rapaz de natureza doce e o seu processo de alistamento e treinamento corporal militar.

Procurando entender e desmontar o conceito do que seria uma representação legítima da masculinidade ideal em período de guerra, a artista mescla elementos do cabaré, do vaudeville e da comédia. Todos esses recursos estabelecem um diálogo mais popular que, embora divirta e gere risos, tem o propósito de pensar e provocar reflexões acerca da masculinidade, “explorando os signos e corporalidades da crise da virilidade através da poética drag king, que é a arte de fazer da masculinidade o seu show”, revela Giovana. Esses movimentos tão diversos propõem-se também a retirar a arte drag king e a cultura LGBTQIA+ do imaginário comum de entretenimento barato”, questiona a artista que desenvolve pesquisa drag king já há 6 anos.

A “drag”aturgia de “Réquiem de Guerra” está em construção desde junho de 2021, quando o projeto foi um dos selecionados para o recebimento de uma bolsa de desenvolvimento e pesquisa do Festival Panorama Raft, iniciativa independente do poder público brasileiro em parceria com diversas entidades privadas do Brasil, América do Norte e Europa.

A estreia nacional ocorre em Curitiba, no próximo dia 28, e é produzida pela Pomeiro Gestão Cultural, com recursos do Mecenato Subsidiado de Curitiba, o que torna possível o caráter gratuito das ações.

A temporada corre até o dia 15 de outubro, no Espaço Fantástico das Artes, sempre às 20h, sendo que aos sábados e domingos haverá sessões também às 17h. Para retirada de ingressos basta comparecer ao teatro com uma hora de antecedência. O trabalho é recomendado para pessoas acima de 14 anos. Acompanhar também: @domhiovanni.dk

SINOPSE

Um jovem rapaz tem a delicadeza exorcizada de seu corpo. Uma imitadora de homens do vaudeville é contratada para alistar novos soldados. Um jovem soldado carrega seu próprio corpo pelos campos de batalha. Partindo de poemas escritos por soldados LGBTQIA+ no front da I Guerra Mundial, Don Giovanni explora através da poética drag king e da linguagem dos shows de variedades como esse conflito alterou a paisagem e as subjetividades das masculinidades do século XX – e como isso ecoa nos corpos dos jovens rapazes de hoje.

SERVIÇO

Temporada de 28/setembro a 15/outubro. 

Quinta a domingo às 20h00. Sábados e domingos também às 17h.

Espaço Fantástico das Artes - Rua Trajano Reis, 41 - São Francisco

Entrada franca. Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes no local. 

Classificação: 14 Anos I Duração: 60 Minutos I Sujeito à lotação. 

Edição: Ana Carolina Caldas