Paraná

Luta indígena

Indígenas se mobilizam novamente contra o Marco Temporal, em Curitiba

Mobilização acontece nesta terça (06) e quarta (07), na Praça Nossa Senhora de Salete, no bairro Centro Cívico

Curitiba (PR) |
No dia 30/05, Curitiba teve manifestação contra o PL 490, aprovado na Câmara Federal, que também pretende instituir o marco temporal - Foto: José Pires

Indígenas de várias cidades do Paraná participam de grande ato, em Curitiba, contra o Marco Temporal, que será julgado a partir desta quarta-feira (07) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Eles começam a se reunir na tarde desta terça-feira (06), na Praça Nossa Senhora de Salete, no bairro Centro Cívico.

Os atos, que fazem parte de uma mobilização nacional e na capital paranaense são organizados pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), devem se estender pela noite da terça e por toda a quarta-feira.

Os indígenas pedem ajuda para alimentação e acomodação dos participantes, como doações de cobertores, comida e água. Os contatos para doações são:

  • Camila Mig Sá - Pix e Celular: (41) 996030333

  • Eloy Jacinto - Pix e Celular: (41) 996322334.

Mobilização nacional

No Brasil, teve início nesta segunda-feira (05), uma grande mobilização encabeçada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).  A luta contra o Marco Temporal, tese que restringe o direito dos povos originários à demarcação de suas terras, acontece simultaneamente em diversos estados.

Na capital federal, os atos ocorrerão na Praça da Cidadania e, segundo estimativa da Apib, deve contar com a presença de cerca de dois mil indígenas. Nos três dias, serão realizadas plenárias, vigílias e atos “pela justiça climática, pelo futuro do planeta, pelas vidas indígenas, pela democracia, pelo direito originário e ancestral, pelo fim do genocídio, pelo direito à vida, por demarcação já: Não ao Marco Temporal”. Espera-se também que ocorram manifestações em diversas partes do país no mesmo período. 

*Publicado originalmente no Portal Parágrafo 2.

Edição: Lia Bianchini