Paraná

Luta indígena

Documentário conta história de remoção forçada de indígenas Avá-Guarani durante a ditadura

Lançamento acontece nesta quinta (27), às 19h, na Unila, em Foz do Iguaçu (PR)

Curitiba (PR) |
O filme também estará disponível online, a partir das 19h - Lia Bianchini

Acontece nesta quinta (27), às 19h, na Universidade Federal da Integração Latino Americana, em Foz do Iguaçu, o lançamento do documentário "Imagem e Memória dos Avá-Guarani Parananenses. Sarambi-pá remoção forçada. O caso de Simão Tupã Retã Vilialva". O filme é produzido pelo Projeto de Extensão Memória do Sarambi – Unila, Cimi Regional Sul e a Comissão Guarani da Verdade.

O documentário conta a história de remoção forçada de indígenas Avá-Guarani durante a ditadura militar, tendo como foco a família Vilialva.

Na década de 1970, a família morava no tekoha Ocoy/Jacutinga e foi convidada para uma festa do então chamado “Dia do Índio” na Terra Indígena Rio das Cobras, município de Laranjeiras do Sul (PR). Servidores da Funai levaram a família até a festa, com a promessa de trazê-la de volta ao tekoha, fato que nunca ocorreu.

Um dos membros da família, Simão Tupã Retã Vilialva toma a iniciativa de retornar ao tekoha caminhando e, quando chega na região, encontra a área alagada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

"Este documentário tem o objetivo de dar visibilidade a mais esse crime de remoção forçada no período da ditadura militar, cometido contra os Avá-Guarani, e contribuir para que haja uma justa reparação", aponta o texto de convite para o lançamento do filme. Simão Tupã Retã Vilialva estará presente no evento de lançamento. O filme também estará disponível online, a partir das 19h.


Divulgação

Edição: Lia Bianchini