Paraná

Teatro

Caixa Cultura apresenta a Mostre Curitiba

A primeira edição da Mostre Curitiba reúne estreias, oficina e mostra de processo de produções locais.

Paraná (PR) |
Espetáculo "Impossível Não Falar" - Elenize Dezgeniski

Mostre Curitiba é um convite imperativo para expor, revelar, apontar e compartilhar o trabalho de artistas e técnicos criadores de diferentes companhias e produtoras culturais de Curitiba, no Teatro da Caixa Cultural, em paralelo a programação do Festival de Curitiba. 

Com ingressos gratuitos para todas as apresentações, Movimentos Sobre a Cidade, da Cia ilimitada, com direção de Marcio Juliano, abre a Mostre no dia 30 de março. Em seguida, no dia 02 de abril, tem a mostra de processo e bate-papo de Ressaca, da Súbita Companhia, com direção de Maíra Lour. No dia 05, a estreia da peça É-Impossível-Não-Falar, da Rumo de Cultura, com direção de Carolina Meinerz. 

Ao reunir essas três companhias para compartilharem seus atuais projetos, a Mostre aposta na potência do encontro desses artistas com o público de Curitiba, uma vez que durante todo o ano, há permanência e constância desses profissionais em diversas produções e realizações locais. Assim, a Mostre Curitiba vem para abrir espaços de diálogo e compartilhamento em torno de projetos que questionam e ampliam nosso olhar e escuta sobre a cidade.  

Para a realização desta primeira edição, a Caixa Cultural abre suas portas para acolher a proposta e possibilitar que, de forma independente e sem o apoio de editais de fomento, a Cia ilimitada e a Rumo de Cultura se unam para produzirem e ocuparem o espaço, com olhar para a produção cênica contemporânea.  

A programação da mostra inclui ainda oficina de dramaturgia Transposição Entre Linguagens, com Pedro Kosovski. 

Mostre Curitiba é um convite ao movimento de pensar, olhar e ocupar a cidade, que tanto nos influencia e também é transformada por nós. Uma janela para a cena curitibana em meio ao Festival de Curitiba. Um convite amplo e generoso ao encontro e, como todo projeto das artes vivas, um testemunho fundamental e efêmero do nosso tempo. 

 

MOSTRE CURITIBA 30/03 a 09/04 - Entrada Franca 

 

Movimentos sobre a Cidade 

Cia Ilimitada 

Espetáculo performático, com textos e músicas criadas pelo elenco, investiga o encantamento e plenitude do corpo e do convívio, para além da tentativa de apagamento de nossas ancestralidades indígenas e africanas. 

Direção: Marcio Juliano 

Dias: 30 e 31 de março e 01 de abril, às 19h 

 

Ressaca – Mostra de Processo 

Súbita Companhia 

Ressaca é o forte movimento das ondas sobre si mesmas. É manhã do dia 1º de janeiro de um ano qualquer, no passado ou no futuro, e três pessoas estão numa sala. 

Direção: Maíra Lour Dia: 02 de abril, às 17h 

É-impossível-não-falar 

Rumo de Cultura 

Tem como referência a obra original "É isto um homem?", de Primo Levi: o mais significativo e detalhado testemunho de um sobrevivente judeu ao campo de extermínio de Auschwitz. 

Direção: Carolina Meinerz 

Dias: 05 a 09 de abril, às 19h 

 

Oficina CONTRA A ADAPTAÇÃO: LITERATURA, DRAMATURGIA E UMA DIFÍCIL NEGOCIAÇÃO - Pedro Kosovski 

06 e 07 de abril, das 14h às 18h30 

20 vagas gratuitas inscrições: https://linktr.ee/rumodecultura 

 

CAIXA Cultural Curitiba 

Rua Conselheiro Laurindo, 280 

www.caixacultural.gov.br  

Informações: 45018222 

Edição: Lucas Botelho