Paraná

POPULAÇÃO REVOLTADA

Novamente, comunidade do Parolin apresenta cheias e impacto sobre as casas

De acordo com liderança local, apesar de obra desde 2018, chuva da tarde de hoje (10) causa cheias em ruas e casas

Curitiba (PR) |
População do Parolin luta contra cheias, que continuam mesmo com obra do canal extravasor - Reprodução

O bairro Parolin novamente volta a alagar com a chuva de hoje a tarde (10). Uma das lideranças comunitárias, Andréia de Lima, acaba de denunciar, em live direto do local, em frente ao canal extravasor, que fica ao lado da sua casa:

“E as mulheres que não têm condições de buscar suas crianças, de ir até suas casas? Rafael Greca, Secretaria de obras, é assim que vocês querem que a gente sobreviva? É dessa forma que acontece no Parolin”, criticou a liderança. Vídeos mostram impactos também nas vilas Lindoia e Guaíra.

O canal extravasor do Rio Guaíra, obra iniciada em 2018, carrega as cheias, mas está incompleta e gera reclamações entre o povo da região. Constantemente, a casa de Andréia e vizinhança é alagada ou fica perto disso, como se viu no dia de hoje.

A reunião mais recente da Prefeitura e Secretaria de Obras Públicas ocorreu somente no dia 14 de dezembro de 2022, a partir de pedido da Defensoria Pública, porém sem a presença das principais lideranças e da comunidade.

A Secretaria tem sofrido fortes críticas de associações de moradores devido à falta de projetos. Em resposta à reportagem do Brasil de Fato Paraná, ainda em janeiro deste ano, a assessoria de imprensa do município alegou a intensidade das chuvas de forma geral. Sobre o Parolin, descreveu:

"No bairro Parolin, trata-se de uma tubulação paralela ao canal para aliviar a micro drenagem, com a execução dos serviços em andamento. A intervenção na Bacia do Rio Pinheirinho segue em andamento, com resultados positivos em micro drenagem para minimizar os alagamentos na região".

Serviço

A vereadora Giorgia Prates (PT) criou um canal de denuncia da situação de cheias e enchentes nos bairros. A vereadora, que integra a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI, pede que a população atingida envie nome e número de rua onde vivenciar o problema para o seguinte contato:

41 987137693

--

Edição: Pedro Carrano