Paraná

Direito das mulheres

Vereadores do PT e PV lançam 8 políticas para mulheres na Câmara de Curitiba

Em alusão ao 8 de Março, ação tem objetivo de evidenciar a urgência de políticas públicas para mulheres na capital

Curitiba (PR) |
Projetos apontam necessidade de políticas públicas para mulheres em Curitiba - Foto: Carlos Costa/CMC

Nesta terça-feira (07), serão apresentados na Câmara de Curitiba sete projetos de lei que tratam de políticas para mulheres na capital paranaense. Também deve ir à plenário a iniciativa que trata da sistematização de dados da Casa da Mulher Brasileira. A iniciativa é dos parlamentares Angelo Vanhoni (PT), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Professora Josete (PT) e Maria Letícia (PV).

Em alusão ao 8 de março (Dia Internacional das Mulheres), a ação coordenada tem o objetivo de evidenciar a urgência de políticas públicas para mulheres em Curitiba. Os projetos apontam a necessidade de que a Administração Pública Municipal atue no combate à violência doméstica, ao assédio sexual em grandes eventos, no combate à violência política, assim como na sistematização e divulgação de dados sobre o atendimento de mulheres em Curitiba, como elemento para formulação de políticas públicas. 

Conheça as propostas

  • Violência política: Institui o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LBTQIA+ e periféricas, assim como as demais mulheres. Em coleta de assinaturas: Alteração do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba para vedar a violência política de gênero

  • Saúde da população negra: Dispõe sobre a implantação de medidas de informação à população sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, visando, principalmente, a promoção da equidade em saúde no Município de Curitiba.

  • Sistematização e divulgação de dados socioeconômicos e relacionados à violência contra mulheres: Altera a Lei Ordinária nº 16.045, de 16 de agosto de 2022, para dispor sobre os critérios dos dados do Dossiê de Mulheres de Curitiba.

  • Acessibilidade comunicativa a mulheres com deficiência: Dispõe sobre a garantia de acessibilidade comunicativa à mulher com deficiência auditiva e/ou visual vítima de violência doméstica e familiar no Município de Curitiba.

  • Reserva de vagas para pessoas trans e travestis em serviço público: Dispõe de cotas, em concursos públicos, para o ingresso de pessoas trans e travestis no serviço público municipal em cargos efetivos e em vagas de estágio.

  • Combate ao assédio sexual em grandes eventos: Dispõe sobre a criação de protocolo de prevenção, combate e atendimento às vítimas de violência, importunação e assédio sexual em eventos de grande porte.

  • Sistematização de dados da Casa da Mulher Brasileira: Cria o sistema integrado de informações da Casa da Mulher Brasileira no município, para coleta padronizada e levantamento de dados territorializados e municipais sobre os atendimentos do órgão.

Edição: Lia Bianchini