Paraná

Direito das mulheres

Em audiência, Câmara de Cascavel indica criação de Secretaria dos Direitos das Mulheres

Primeira audiência pública do município sobre políticas voltadas para as mulheres aconteceu na sexta (24)

Curitiba (PR) |
Movimentos populares, coletivos e organizações de mulheres participaram da audiência - Foto: Câmara de Cascavel

Na sexta (24), a Câmara de Cascavel, no oeste do Paraná, promoveu a primeira audiência pública que teve como tema as políticas públicas voltadas para mulheres. O evento foi proposto pelas vereadoras Beth Leal (Republicanos), Professora Liliam (PT) e pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC).

A audiência debateu as principais demandas e reivindicações de movimentos populares, coletivos e organizações de mulheres do município. Entre os encaminhamentos, esteve a necessidade de criação de uma Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres.

“Constatamos no evento de hoje a necessidade urgente de que todas as ações, investimentos, estatísticas e programas do município estejam unificados sob a chancela de uma secretaria, que vai trabalhar de maneira transversal e multidisciplinar para garantir dignidade às mulheres e a efetivação plena de seus direitos”, defendeu Professora Liliam.

Também estiveram entre os encaminhamentos a necessidade de efetivação do Centro de Atendimento à Mulher, já previsto em lei e ainda não construído, necessidade de atendimento especializado aos homens agressores, necessidade de políticas específicas voltadas para mães, gestantes e puérperas, políticas públicas que efetivem e fiscalizem o atendimento humanizado à mãe e ao bebê imediatamente após o parto, acolhimento de mulheres que amamentam nos CMEIs e monitoramento das políticas públicas propostas.

Edição: Lia Bianchini