Paraná

FUTEBOL PARANAENSE

Os estaduais não valem nada, mas ai de quem perder...

No paranaense, a partir de sábado começam as quartas de final com Athletico e Coxa jogando fora

Curitiba (PR) |
Confusão no clássico pode gerar pesadas penas aos atletas e aos times - Divulgação

Todo começo de ano é a mesma coisa para os maiores times. Se ganharem, campeonato estadual não vale nada. Se perder, começam as crises e as pressões para mudar tudo. No Paraná, os dois grandes da capital na primeira divisão já começam 2023 com realidades bem distintas. 

A Athletico conquistou o primeiro lugar na classificação na primeira fase do paranaense, com 10 vitórias e um empate. Agora, tem pela frente, nas quartas de final, o oitavo colocado, o São Joseense, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no próximo sábado.  

Já o Coxa chega às fases decisivas com uma campanha bem mais modesta, ficou em terceiro, com 6 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Esta última bem doída, de 3 a 0, para o Operário. Aliás, uma curiosidade, faz 12 anos que o Coxa não ganha do time de Ponta Grossa na casa dele. E início do ano dos alviverdes já traz dúvidas para a performance durante o ano (leia coluna abaixo). 

Mas tem de se destacar também a campanha do time do interior. O Operário chega à próxima fase tendo chegado em segundo lugar, com 25 pontos em 11 jogos, 8 vitórias e apenas 2 derrotas. Com 20 gols marcados e 10 sofridos, saldo que só fica atrás do líder CAP. 

Penas pesadas 

Além dos adversários, Coxa e Athletico e seus jogadores estão preocupados com o julgamento no tribunal desportivo da pancadaria que aconteceu no último clássico. Até o fechamento, desta edição estavam depondo jogadores como Alef Manga e Thiago Heleno. As penas podem ir de suspensão dos jogadores no paranaense, multas e perdas de mando de campo. Caso nada mude, confira abaixo a sequência dos jogos das quartas de final 

Jogos de ida (4 e 5 de março) 

São Joseense x Athletico (sábado, 16h, Pinhão) 

FC Cascavel x Coritiba (domingo, 16h, Olímpico Regional) 

Aruko x Operário-PR (domingo, 17h, Willie Davids) 

Cianorte x Maringá (domingo, 19h, Albino Turbay) 

Jogos de volta (11 e 12 de março) 

Athletico x São Joseense (sábado, 17h, Arena da Baixada) 

Coritiba x FC Cascavel (domingo, 19h30, Couto Pereira) 

Operário-PR x Aruko (domingo, 17h, Germano Krüger) 

Maringá x Cianorte (sábado, 19h30, Willie Davids) 

Edição: Lucas Botelho