Paraná

Gratuito

Espetáculo de dança pensado para pessoas com deficiência visual estreia nesta quinta (1)

"Rota" acontece no Espaço Nó, em Curitiba, às 20h; ingressos podem ser reservados com antecedência

Curitiba (PR) |
"É um chamado para imaginar mundos", diz a artista Bia Figueiredo - Foto: Eduardo Simões

O espetáculo de dança contemporânea “Rota”, de Bia Figueiredo, faz temporada de estreia em Curitiba, de 1º a 11 de dezembro, no Espaço Nó, no bairro Juvevê, de quinta a domingo às 20h. A criação teve a colaboração e é pensada para pessoas com deficiência visual.

“Esse trabalho surge da vontade de criar uma dança na qual o sentido visual não seja imprescindível para a expectação. É uma tentativa de deslocamento dos códigos visuais que podem compor uma dança”, revela Bia.

Durante o processo criativo, Bia conviveu com pessoas cegas ou com baixa visão em oficinas no Instituto Paranaense de Cegos e no Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro. E ainda fez mostras do processo para colher impressões sobre as cenas.

“É um convite para a imaginação, para a fabulação de danças para além do corpo humano. Corpo em movimento, sons e palavras são ativadores de rotas coreográficas, descritas, dançadas e faladas em tempo real. É um chamado para imaginar mundos”, completa Bia. 

O trabalho tem direção do artista Gabriel Machado e a colaboração dramatúrgica do poeta Francisco Mallmann e da professora de artes Juliana Partyka. “Rota” tem ainda a colaboração das artistas Jo Mistinguett na sonoplastia, Patrícia Cipriano como figurinista, Semy Monastier na iluminação e colaborações de Helen Mieko, Manoel Negraes e Wagner Bitencourt. A produção é de Cândida Monte e Moira Albuquerque.

É possível reservar os ingressos pela plataforma Sympla. São apenas vinte lugares por sessão. O espetáculo tem o apoio da Divesa e da Phil Young’s através da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini