Paraná

Teatro

Peça de teatro presta homenagem à atriz paranaense Odelair Rodrigues

Atriz negra teve 50 anos de carreira dedicados ao teatro, TV e rádio

Curitiba (PR) |
Odelair Rodrigues ficou conhecida como a primeira atriz negra a fazer sucesso no Paraná - Divulgação

Em formato de metateatro, a montagem “Odelair - uma Peça Teatral” conta a história desta que ficou conhecida como a primeira atriz negra a fazer sucesso no Paraná. O espetáculo acontece no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, no Centro de Curitiba, a partir deste sábado (13).

Tendo mais de 50 anos de carreira, Odelair Rodrigues, que faleceu aos 67 anos, em 2003, marcou sua trajetória no rádio, televisão, teatro e cinema. Vale destacar seus trabalhos na TV Paraná, TV Tupy e Rede Globo. A peça, que tem direção de Kelvin Millarch, conta momentos marcantes e inéditos da vida de Odelair.

Começo no CEP

A história de Odelair artista começou em 1952, quando passou a integrar o grupo de Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná. Entrou em cena no espetáculo “O Filho Pródigo”. Formou-se em Contabilidade e, por não conseguir se profissionalizar na área, foi trabalhar como doméstica. Ajudou a fundar o Teatro de Bolso e foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná. Ganhou diversas premiações ao longo de sua vida profissional. 

Odelair viveu preconceitos desde adolescente. E essa narrativa também está presente na homenagem, concebida por Kelvin. “É um projeto que busca preservar a memória da atriz paranaense de forma a valorizar sua trajetória no teatro, rádio e TV. Pretendemos trazer à cena uma narrativa completa, forte e presente da vida e obra de uma atriz que será representada por atrizes negras, paranaenses e que trazem na construção esta persona cênica”, conta.

“A proposta inicial vem com uma reflexão sobre por que motivo não ouvimos muito falar sobre Odelair. A motivação principal é a vontade de levar o nome da atriz ao publico da nossa geração”, conclui o diretor.

Serviço 

  • O quê: Espetáculo “Odelair - uma peça teatral” 

  • Quando: 13/11 às 20h. 20/11 e 3/12 às 16h e 20h 

  • Onde: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (Rua Lamenha Lins, 1.429, Centro). 

  • Quanto: R$ 20 (mais taxa no site www.ciakadeteatro.com.br

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini