Paraná

Gratuito

Cine Passeio recebe mostra de suspense italiano Giallo

Seleção conta com 13 filmes icônicos do movimento cinematográfico que lançou grandes diretores

Curitiba (PR) |
Todos as sessões têm entrada franca e serão exibidas no Estúdio Valêncio Xavier, no Cine Passeio, no Centro de Curitiba - Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Começa nesta semana o festival Mia Cara 2022, tendo como um dos destaques da programação a mostra "Giallo, a Cor do Suspense", que acontece no Cine Passeio, no Centro de Curitiba.

A seleção conta com 13 filmes icônicos do movimento cinematográfico italiano que lançou grandes diretores, como Mario Bava, Dario Argento e Umberto Lenzi, e influenciou o cinema mundial.

A mostra vai de 1 a 8 de setembro. Todas as sessões têm entrada franca e serão exibidas no Estúdio Valêncio Xavier, no Cine Passeio, com capacidade para 30 pessoas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema 60 minutos antes da exibição presencial.

Suspense pop

O curador Antonio Cava explica que giallo em italiano significa amarelo e remete à cor da capa de uma série de romances policiais de grande apelo popular publicados em material barato. Em inglês, o termo equivalente é pulp fiction.

Quando a geração de diretores italianos cujos filmes compõem a mostra levou o gênero ao cinema, o fez incorporando um tom mais violento, carregado de suspense e erotismo.

As produções de baixo orçamento têm características peculiares como a composição visual, a trilha sonora expressiva, a estetização da violência e o terror psicológico que criaram um estilo de cinema exclusivamente italiano.

Giallo tornou-se uma versão mais sensual, colorida e pop do filme noir”, afirma Cava. Com o passar dos anos, as produções Giallo passaram a ser cultuadas e serviram de inspiração a muitos cineastas contemporâneos fãs do gênero, como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro, Eli Roth e James Wan. 

Mais informações podem ser encontradas no site do Cine Passeio.

Edição: Lia Bianchini