Paraná

Eleições 2020

Cascavel (PR) elege duas mulheres vereadoras pela 1ª vez em 20 anos

Liliam Porto (PT), foi a segunda vereadora mais votada na cidade

Curitiba (PR) |
Professora Liliam fez 2.855 votos em Cascavel - Divulgação

Neste domingo (15), Cascavel, na região Oeste do Paraná, elegeu duas mulheres para a Câmara de Vereadores, fato que não acontecia há 20 anos. Liliam Porto - a Professora Liliam -, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi a segunda candidata mais votada na cidade, com 2.855 votos. Ela e Beth Leal, do Republicanos, serão as únicas mulheres na composição da Câmara de Cascavel, que conta com 21 cadeiras.

Para Liliam, o momento é de comemoração pela vitória, mas também de reflexão sobre a falta de representatividade feminina nos espaços de poder, especialmente em uma cidade que tem 51% de sua população formada por mulheres. "Nosso movimento é de comemorar a conquista, mas também refletir o que significam 20 anos sem representação feminina na Câmara de Vereadores. Que esse movimento possa indicar uma reversão desse constrangimento do espaço feminino", disse.

Ser a segunda candidata mais votada, para a petista, indica também uma demanda popular por representantes progressistas. "Nossa eleição revela uma demanda efetivamente reprimida de representação, tanto de mulheres no espaço institucional de poder, quanto da perspectiva progressista, da esquerda no espectro político", afirmou Liliam.

Em Cascavel, Leonardo Paranhos, do PSC, foi reeleito prefeito com 71,72% dos votos (112.181 votos). A bancada de oposição na Câmara continua minoritária. 
 

Edição: Lia Bianchini