Paraná

Eleições 2020

Joinville elege a primeira vereadora negra da história

Ana Lúcia Martins (PT) foi eleita com 3126 votos

Curitiba (PR) |
Eleição marca também retorno do PT à Câmara de Vereadores da cidade - Divulgação

Com 3.126 votos, a professora e servidora pública aposentada Ana Lúcia Martins foi eleita a primeira vereadora negra da história de Joinville. A eleição de Ana Lúcia também marca o retorno do Partido dos Trabalhadores (PT) de Joinville à Câmara de Vereadores, que não havia eleito parlamentares nas eleições municipais de 2016.

Nas redes sociais, Ana Lúcia agradeceu seus eleitores e eleitoras e destacou que sua eleição é a representação de um projeto coletivo, construído “pelo Movimento Negro de mulheres e homens, pela organização e coletivos de mulheres e feministas, por diferentes partidos de esquerda, de pessoas sem partido e de outros movimentos sociais”. Também pelas redes sociais, a candidata eleita afirmou que seu mandato será pautado na “defesa das mulheres, por uma cidade antirracista, mais igualitária e plural, que inclua todas, todos e todes”.

Ana Lúcia foi a única vereadora eleita pelo PT na cidade. O partido disputou também a eleição majoritária com o candidato Francisco de Assis, que fez 10.495 votos. A cidade terá segundo turno, disputado entre Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (Novo). 

 

Edição: Lia Bianchini