Paraná

Eleições 2020

Curitiba reelege Greca e faz história ao eleger a 1ª vereadora negra da cidade

O segundo lugar nas eleições para Prefeitura de Curitiba ficou com Goura, do PDT

Curitiba (PR) |
Carol Dartora - Divulgação

Todas as pesquisas de intenção de voto já apontavam ampla vantagem do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do Democratas (DEM). Na noite deste domingo (15), o Tribunal Superior Eleitoral confirmou o favoritismo do candidato, que se reelegeu com quase 60% dos votos válidos.

A surpresa foi a disputa do segundo lugar, entre o jovem candidato do PDT, o deputado estadual Goura, e o deputado Fernando Francischini (PSL), da base bolsonarista. Em todo o período eleitoral, ambos disputavam o segundo lugar, com expectativas de um segunto turno. Ao final, Goura, que já foi vereador e líder de oposição contra Greca, ampliou vantagem e acabou com 13,26% dos votos, enquanto Francischini ficou com 6%.

Goura agradeceu nas redes sociais aos mais de 100 mil votos e parabenizou o prefeito reeleito. “Agradeço todos os milhares de voluntários dessa campanha. Parabenizo o prefeito Rafael Greca e espero dele sensibilidade e empatia. Que acolha as críticas e propostas que todos os candidatos apresentaram”, disse.

A reeleição de Greca se dá na semana em que Curitiba teve um aumento significativo de casos de Covid-19, e a promessa do prefeito é que não fará lockdown como medida de prevenção a novos casos. Também na última semana, as chuvas mais uma vez deixaram à mostra uma Curitiba que o prefeito deu pouca atenção: as regiões da periferia que ficam alagadas com as enchentes. 

Eleição histórica para a Câmara de Vereadores

Na composição atual da Câmara Municipal, existe uma pequena oposição e uma grande base aliada a Greca. E a surpresa do resultado eleitoral deste dia 15 em Curitiba vem justamente no pleito à Câmara. Com 95% das urnas apuradas, já é possível constatar que serão eleitos pelo menos três vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), após alguns anos com uma única parlamentar representando o partido no Legislativo.

A nova bancada terá como integrante Carol Dartora, professora de História da rede pública de ensino e a primeira vereadora negra da história de Curitiba. Carol já é a terceira mais votada na cidade, com 8424 votos. Além dela, a Professora Josete foi reeleita para seu terceiro mandato e o jovem advogado Renato Freitas assumirá seu primeiro mandato como vereador.

 

 

Edição: Lia Bianchini