Paraná

COLUNA

Notas BDF 24/01-10 I ''Deu zebra”

As universidades federais em eleição no PR, e as ''encrencas'' da família Bolsonaro

Curitiba (PR) |
Bolsonaro confirmou a nomeação de Marcos Schiefler Filho para o cargo de reitor da UTFPR - Divulgação _ UTFPR

Deu “zebra” 

A surpresa da semana foi a nomeação de Marcos Schiefler Filho para o cargo de reitor da Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Schifler foi o primeiro colocado nas eleições e, mantida a prática de governos anteriores, de nomear os vencedores, deveria ter sido empossado desde o resultado. O problema é que o governo Bolsonaro tem invertido essa lógica e passado por cima da vontade de professores, técnicos e alunos em diversas instituições de ensino federais. 

Federal mobilizada 

Enquanto isso, na Universidade Federal do Paraná, UFPR, tem ato programado para a quinta-feira, 24, com o lema “Retira, Horácio”, pedindo que o candidato que ficou em segundo lugar na consulta para reitor saia da lista tríplice e seja enviado apenas o nome de Ricardo Marcelo Fonseca, o atual reitor, que teve cerca de 90% dos votos na consulta. Porém o candidato Horácio Tertuliano Filho resiste, fazendo um discurso à direita, na esperança de ser nomeado por Bolsonaro mesmo derrotado. 

Dinheiro vivo

O vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente Bolsonaro, Carlos, aos 20 anos, comprou um apartamento e pagou 150 mil reais em dinheiro vivo. A informação foi divulgada pelo jornal “Estado de S. Paulo”. O vereador é investigado por suspeita de participar de esquema de “rachadinha”, que é nomear funcionários que depois devolveriam parte ou todo o salário recebido para o vereador por meio de “laranjas”. 

Também na campanha 

A família Bolsonaro ainda tinha a prática de doar dinheiro para a campanha uns dos outros, também em dinheiro vivo. Foram 100 mil reais em espécie nas campanhas eleitorais da família de 2008 a 2014 —corrigidos pela inflação, os valores chegam a 163 mil. As transações foram descobertas pelo jornal “Folha de S. Paulo” nas prestações de contas entregues à Justiça Eleitoral. 

Edição: Gabriel Carriconde