Paraná

COLUNA

Notas da redação - Eleições municipais

Candidata a prefeitura de Colombo pelo PSOL, vem recebendo ameaças constantes

Paraná |
Aline Neves, candidata a prefeitura de Colombo (PR) pelo PSOL - Divulgação

Candidata em risco 

A candidata à prefeitura de Colombo, Aline Neves (Psol) vem recebendo ameaças de morte e outros ataques nas redes sociais. Após a participação em debate na Band TV, veículos suspeitos passaram a rondar sua casa, fazendo com que saísse do local e adotasse outras medidas de segurança, além de lavrar boletim de ocorrência. A candidata já havia sofrido ataques pesados quando foi candidata a conselheira tutelar na cidade. 

Obra causa alagamento 

Paulo Opuszka (PT), candidato a prefeito em Curitiba, foi à Vila Lindóia, onde moradores fizeram manifestação por causa de mais um alagamento do Rio Pinheirinho. A obra inacabada de canalização criou uma espécie de dique de contenção que reteve a água das chuvas, que entrou, junto com esgoto, nas casas dos moradores. “Há seis, sete anos que as pessoas vivem situações de alagamento. Tem gente que perdeu seus móveis durante os dias das grandes chuvas”, disse Opuszka em suas redes. 

Conferência de habitação   

O candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PDT, Goura, está propondo fazer nos primeiros meses de gestão uma conferência da habitação. “Importante ampliar este debate e garantir investimentos nesse setor e tratar a habitação como central para o urbanismo, a partir do qual a gente vai discutir a mobilidade e outras questões urbanísticas importantes”, disse.  

Moradia social 

Eloy Casagrande (Rede Cidadania) lembrou nesta semana que Curitiba tem mais de 40 mil famílias vivendo em áreas de ocupação, de aluguel em casas precárias ou esperando na fila da Cohab. Uma de suas propostas para o tema é a construção de moradias sociais, “mais inteligentes, modulares, rápidas, confortáveis e mais baratas.” Prevê ainda uma estratégia de financiamento que não dependa exclusivamente de financiamento em banco para aqueles têm menos recursos. 

Edição: Gabriel Carriconde