Paraná

PRÊMIO LOCAL

Jornalista do Brasil de Fato Paraná concorre ao prêmio "Melhor de Curitiba", do Plural, na categoria comunicação

O repórter Gabriel Carriconde é um dos concorrentes. O colunista João Paulo Mehl também está no páreo de Cidadão do ano

Curitiba (PR) |
Carriconde contribui com o BDF Paraná desde a Rede Lula Livre, em 2018, quando o presidente havia sido preso - Pedro Carrano

Gabriel Carriconde, 31, pai do Oliver, jornalista e locutor esportivo, é um dos concorrentes na etapa final do prêmio "Melhor de Curitiba", promovido pelo jornal Plural.

Carriconde está na final no item Comunicação e Marketing, entre 23 categorias, nesta homenagem a figuras e empreendimentos relevantes da capital paranaense. 

Desde 2018, "Gabe Gol" (como o apelidei) já atuou em várias frentes do BDF PR.

Experiência única

A primeira delas foi na Rede Lula Livre, organizada em meio à prisão de Lula, durante 518 dias. Carriconde foi o âncora de uma programação diária, com estúdio instalado na garagem de uma casa nas imediações do famoso prédio da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida.

De visita de figuras de renome, caso do ator estadunidense Danny Glover, passando pela ameaça de grupos neofascistas contra a "Casa da Democracia", Carriconde vivenciou ali um pouco de tudo.

“Fizemos entrevistas com João Pedro Stédile, com Aleida Guevara, esse acompanhamento do programa me deu uma síntese do Brasil. Nenhum veículo teve um acompanhamento tão diário da Vigília como a Rede Lula Livre, fizemos rádio-documentário, coberturas diárias, uma grande experiência", recorda.

Esporte e totalidade

Um dos seus principais trabalhos - e que certamente motivou a indicação ao prêmio - é a experiência de transmissão futebolística no Canal do Carrica, no Youtube.

Carriconde transita bem pela editoria da política, direitos humanos, entre outros tópicos, onde tem o tempero da experiência dos seus anos de militância por dentro de várias organizações - do PSTU no movimento estudantil, passando pelas fileiras do Psol e Pc do B -, e hoje narrando os bastidores atuais da Assembleia Legislativa do Paraná.

"Mas minha grande experiência mesmo foi nos tempos da igreja, da Pastoral da Juventude", confessa.

Carriconde afirma que gosta de transitar por esses diferentes trabalhos em busca de uma visão de totalidade. “Nunca gostei de me segmentar, mesmo me especializando, mas tem que saber um pouco de tudo. Jornalismo sempre foi uma paixão, e sempre trabalhei de maneira crítica, com uma linguagem popular", define.

Outras indicações importantes


João Paulo Mehl realiza projetos culturais e sociais em diversas frentes / André Rodrigues

O empreendedor social João Paulo Mehl, colunista do Brasil de Fato Paraná, concorre na categoria "Cidadão do ano".

Giorgia Prates, que integrou a nossa redação como fotógrafa, e hoje é vereadora (Mandata Preta-PT), também é indicada na categoria Cidadã do ano.

No plano social, a experiência solidária do coletivo "Marmitas da Terra" concorre como Projeto Social e teve grande acompanhamento permanente da reportagem do jornal.

COMO VOTAR?

1. Acesse o link
2. Faça o cadastro (você só precisa do seu nome completo, e-mail e CPF)
3. Vote nos nomes que te representam - em todas as categorias

Edição: Mayala Fernandes