Paraná

ELEIÇÕES 2024

Nome de Deltan Dallagnol leva a pedido de impugnação de pesquisa em Curitiba 

"Ao se referir ao segundo turno, há uma simulação de disputa que envolve por três vezes o atual vice-prefeito", diz peça

Curitiba (PR) |
De acordo com a Federação, “A inserção do nome de Deltan Dallagnol na pesquisa constitui fraude com a intenção de macular o resultado da pesquisa, pois este sabidamente não é elegível - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Federação Brasil de Esperança entrou com um pedido de impugnação da pesquisa eleitoral para a prefeitura de Curitiba.

O grupo formado por PT, PV e PCdoB alega que a consulta corre o risco de fraude, influenciando negativamente a opinião dos eleitores. O pedido é contra a citação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol, cassado e, a princípio, sem condições de disputar o pleito. O pedido está sub judice.

De acordo com a Federação, “A inserção do nome de Deltan Dallagnol na pesquisa constitui fraude com a intenção de macular o resultado da pesquisa, pois este sabidamente não é elegível. É prejuízo em relação a expectativa dos demais postulantes e a indução do eleitor a apoiar alguém sabidamente inelegível, fazendo-o incidir em erro. Trata-se de um método, também, de se fazer substituir por parentes próximos de forma a beneficiar este com eventual resultado de apoiamento que julga obter”.

Outro questionamento leva em consideração a indução de que o candidato do prefeito Rafael Greca, o vice Eduardo Pimentel, desponta como favorito, uma vez que aparece em três cenários de segundo turno.

“No mesmo questionário, ao se referir ao segundo turno, há uma simulação de disputa que envolve por três vezes o atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, como se este já estivesse na preferência popular para tanto”, argumenta-se.

Edição: Pedro Carrano