Paraná

Eleições 2024

PSDB não libera saída, e Beto Richa não deve se filiar ao PL

Deputado negociava troca de partido, mesmo com resistências internas; Richa garantiu pré-candidatura à prefeitura

Curitiba (PR) |
Com a manutenção de Richa no PSDB e o racha do PL, o jogo de xadrez eleitoral em Curitiba se mexe
Com a manutenção de Richa no PSDB e o racha do PL, o jogo de xadrez eleitoral em Curitiba se mexe - Orlando Kissner/ Fotos Públicas

Beto Richa deve continuar no PSDB. O deputado federal que estava negociando entrada para o Partido Liberal (PL), afim de disputar a prefeitura de Curitiba com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu liberação do PSDB para efetuar a troca sem que perdesse o mandato.

Em nota ao Brasil de Fato Paraná, na tarde desta quinta-feira (14), a assessoria de Richa informou que “o PSDB não liberou a saída do deputado federal Beto Richa e com isso, para não correr o risco de perder o mandato, ele decidiu ficar no partido. Mas mantém a pré-candidatura a prefeito de Curitiba”, informa.

A entrada de Richa na sigla bolsonarista sofria forte contestação de políticos locais, como o deputado estadual Ricardo Arruda, que em entrevista ao BdF-PR, pela manhã desta quinta, garantiu que Richa teria sua filiação vetada pela direção nacional do partido. 

Com a manutenção de Richa no PSDB e o racha do PL, o jogo de xadrez eleitoral em Curitiba se mexe, mas com certo alívio para setores da direita e da extrema-direita, que viam com receio e incômodo a filiação de Richa ao PL.

Edição: Lia Bianchini