Paraná

VIOLÊNCIA POLICIAL

PM ameaça e dá tapa na cara de criança em bairro da periferia de Curitiba

Deputada estadual Ana Júlia Ribeiro protocolou um requerimento de explicações ao secretário de Segurança, Cel. Hudson

Curitiba (PR) |
“É inadmissível e injustificável, quaisquer agressões oriundas das forças de segurança pública, principalmente em desfavor de adolescentes" - Divulgação Goura

Circula nas redes sociais vídeo, em bairro da periferia de Curitiba, no qual a viatura L1706 trafega entre crianças e adolescentes de bicicleta. Então, o veículo da PM do 13º Batalhão parou o carro e policial agrediu com um tapa um adolescente. Rapidamente, os demais fugiram do local.

A cena, infelizmente, não é nova, porém se soma a denúncias comuns de violência policial, nos bairros periféricos e vilas, nas áreas de ocupação, como vem sendo denunciado pelo Brasil de Fato Paraná, ou contra pessoas, homens e mulheres, negros e negras.

A deputada estadual Ana Julia Ribeiro protocolou um requerimento de explicações e providências sobre os fatos. O documento é destinado ao secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, Cel. Hudson Leôncio Teixeira.

“É inadmissível e injustificável, quaisquer agressões oriundas das forças de segurança pública, principalmente em desfavor de adolescentes. A ação dos policias, tanto o agressor, quanto o seu colega, merecem ser investigadas e sancionadas no rigor da Lei, culminando, se for o caso, a expulsão da corporação”, afirma documento da deputada.

E complementa, citando o ECA: “É função primária do Estado zelar pelo bem-estar de seus cidadãos, principalmente de nossas crianças e adolescentes, conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O que se vê nas imagens é totalmente o contrário, agentes públicos, responsáveis pela segurança ostensiva da nossa sociedade, ameaçando e agredindo covardemente adolescentes”.

"Nosso regimento é o mesmo do exército, sem um item específico sobre crianças. O que tem é sobre coisas que manchem a imagem da corporação. Haverá mais gravidade neste sentido do que em relação com o adulto", avalia Martel del Colle, policial aposentado e antifascista, em entrevista ao BDF PR, sobre possíveis consequências e punições a ação policial.

Outro lado

A reportagem do BDF PR está buscando contato com a assessoria de comunicação da PM, até o momento sem êxito. Assim que tiver informações sobre a posição da corporação sobre o caso, publicaremos neste espaço.

Edição: Pedro Carrano