Paraná

MEIO AMBIENTE

Projeto “Superagui Lixo Zero” tem programação de carnaval com conscientização ecológica

O objetivo é aliar o lazer ao conhecimento de boas práticas que evitem danos ambientais

Curitiba (PR) |
"Pedimos às pessoas que separem bitucas e plásticos" - Arquivo Pessoal

A Ilha de Superagui é reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.

O reconhecimento não é por acaso: o cenário paradisíaco recoberto pela Mata Atlântica, com belas praias, manguezais e restingas, é refúgio para diversas espécies de animais aquáticos e terrestres, muitos dos quais estão ameaçados de extinção. E, por isso, cada vez mais procurado por turistas. Para garantir a preservação do local, o projeto Superagui Zero propõe conscientização ambiental através de uma programação cultural durante o feriado de Carnaval.

Durante as férias e datas comemorativas, a ilha recebe grande quantidade de turistas e, com isso, há um aumento significativo da produção de resíduos. Infelizmente, muitos desses resíduos são descartados de forma incorreta, chegando a ocasionar até mesmo acidentes. O Projeto visa informar que o descarte incorreto causa prejuízo à saúde dos animais, seja pela ingestão de plástico, seja pela ingestão de resíduos orgânicos deixados na praia, que ao sofrerem decomposição causam a intoxicação especialmente nas aves jovens.

O projeto Superagui Lixo Zero é uma iniciativa da Família Santos e do AOCA Eco Arte em conjunto com a comunidade do Parque Nacional de Superagui com apoio do Paraná Lixo Zero e mobilizações da sociedade civil. Nasceu do desejo de garantir a preservação desse ecossistema único e conta com a mobilização coletiva dos moradores da Ilha e apoios de diversos setores da sociedade.

E, para o carnaval de 2024, foram planejadas ações de cunho ambiental e cultural. O objetivo é promover uma renovação na consciência coletiva, ao sensibilizar sobre os danos ambientais e fomentar as boas práticas.

Herbert Cardoso, nativo da Ilha Superagui e membro do grupo de fandango "Família Santos", que coordena o projeto diz que a iniciativa é para unir quem ama Superagui. “Superagui Lixo Zero é o começo de uma união que esperamos de pessoas que amam Superagui, entre nós, nativos que vivem aqui e pessoas que vem pra conhecer a Ilha. É uma forma de a gente melhorar nossa comunidade em vários aspectos. Essas ações são uma sementinha que está sendo plantada na consciência das pessoas para cuidar desse lugar tão mágico. A gente está buscando a partir dessa união, dessa coletividade, meios de trabalhar para poder de alguma forma colocar os resíduos para circular de novo sem causar tanto impacto na natureza," diz.

Ele cita alguns exemplos de boas práticas como andar até as lixeiras e também fazer escolhas conscientes para brincar o carnaval. "Para o Carnaval também estamos falando na questão do microplástico, pedindo que as pessoas troquem o glitter comum pelo bio glitter, que é biodegradável. Estamos mobilizando para aumentar a quantidade de lixeiras e bituqueiras na região, então pedimos que, quando trouxer algo que gere resíduos ou embalagens, carregue mais um pouco até encontrar um local pra fazer o descarte correto," diz Cardoso.


A iniciativa é para unir quem ama Superagui / Bianca Reis

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL SUPERAGUI LIXO ZERO 2024:

09 a 14/02 | Contínuo

Exposição fotográfica Re-velar, de Bianca Reis com curadoria de Isabela dos Santos: traz fotografias exibidas em monóculos, que convidam os espectadores a mirar minuciosamente as imagens da Ilha de Superagui.

09/02 | 14h00

Bate papo ecológico e distribuição de cartazes informativos com participação dos comerciantes, pousadas e barqueiros. Tema: “Desfrute da beleza, preserve a natureza!”

09/02 | 15h00

Implementação de lixeiras na trilha, para descarte correto no percurso para a Praia Deserta.

10/02 | 15h00

Criação da 1ª gelateca da ilha, uma biblioteca comunitária feita com casco de geladeira.

12/02 | das 9h00 às 12h00 | das 14h00 às 17h00

Oficina Pequenos Foliões em Festa: confecção de máscaras, adereços, instrumentos e estandartes feitos com materiais recicláveis, para crianças e adolescentes, com Jéssica Quadros.

13/02 | 15h00

Cortejo com a Família Santos e Bloco carnavalesco Voa Voa Curumim: bloco fundado em 2023 pelas crianças da comunidade da ilha, em ação cultural conjunta da  Família Santos, Fandango Ubá e Cantarim Cultural. Durante o desfile, são utilizados os adereços e instrumentos confeccionados na oficina artística.

 Acompanhe o projeto nas redes sociais @superaguilixozero

Edição: Pedro Carrano