Paraná

MEIO AMBIENTE

"Movimento contra o lixão, em defesa da água" convoca caminhada no sábado (9), na Cidade Industrial

O aterro convive com movimentações críticas de associações de moradores

Curitiba (PR) |
As organizações locais e municipais consideram que o aterro sanitário prejudica o meio-ambiente - Divulgação

Associações de moradores, movimentos populares, segmentos religiosos e sociedade civil convocam ato para denunciar “o aterro sanitário da Solví Essencis, situado na Cidade Industrial de Curitiba, um lixão que impacta diretamente a vida de milhares de famílias que residem na região”.

O aterro convive com movimentações críticas de associações de moradores, caso da Moradias Sabará, Eldorado, Nova Esperança e Conquista, bem como de áreas de ocupação e de Vigília na frente da empresa que exigem sua retirada da região.

As organizações locais e municipais consideram que o aterro sanitário prejudica o meio ambiente, e que já ultrapassou os limites no risco também aos locais de moradia. “A paisagem da montanha de lixo, o odor que alcança quilômetros de distância, os urubus e outros animais que são atraídos por essa atividade e os riscos de contaminação do solo e das águas e de deslizamentos, são alguns dos impactos mais sentidos”, afirma convocatória da caminhada no bairro.

As entidades colocam-se contrárias contra a possibilidade de expansão do aterro sanitário e têm como pauta o encerramento das atividades naquele local.

Serviço:

Movimento contra o lixão e em defesa da água
Rua Ary Camarão Arruda 145 CIC
Data: 9 de dezembro
Horário: 9h30


A unidade da Essencis no CIC recebe cerca de 200 toneladas de lixo por dia / Pedro Carrano

Edição: Pedro Carrano