Paraná

COMUNICAÇÃO POPULAR

Brasil de Fato Paraná contribui com análise de conjuntura em Francisco Beltrão

A ideia é ter parceria entre o BDF, movimentos populares e comunicadores em todas as regiões do Paraná

Francisco Beltrão (PR) |
Visita à ocupação Marielle Franco, em Palmas, no Sudoeste do Paraná - Luneia de Souza

Com informações de Assessoar

Entre os dias 6 e 7 de fevereiro, aconteceu um processo de debates, trocas de experiências e encaminhamentos para as organizações no Sudoeste do Paraná e Curitiba.

No dia 6, ocorreu a primeira reunião de 2024 do Fórum Regional de Organizações Populares do Campo e da Cidade, que reúne sindicatos, federações e movimentos populares de toda a região. Contou com a contribuição de Pedro Carrano, integrante da coordenação do Brasil de Fato Paraná e militante da Frente de Organização dos Trabalhadores (FORT), que apresentou elementos sobre a análise de conjuntura, destacando questões da geopolítica mundial, contexto dos países da América Latina e do Brasil.

Após sua explanação, foram debatidos os desafios e perspectivas da classe trabalhadora frente a este cenário.

Parceria com a região Sudoeste

Carrano também trouxe o exemplo do trabalho de comunicação popular desenvolvido pelo jornal BDF PR, com maior atuação na região metropolitana de Curitiba, na intencionalidade de expandir a comunicação para o interior do estado.

Nesse sentido, provocou uma possível parceria com as organizações da região Sudoeste e a importância de fortalecer a comunicação da classe trabalhadora. A partir de comunicadores populares de Francisco Beltrão, sobretudo ligados à Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), o Brasil de Fato Paraná consolida um núcleo permanente de produção de notícias e materiais sobre a região.

O roteiro envolveu ainda o contato com a ocupação Pinheirão, em Francisco Beltrão, e Marielle Franco, em Palmas (PR).

Desafios urbanos

"É uma grande alegria contar com parceria com as organizações populares do Sudoeste do estado, e com um coletivo de comunicadores contribuindo com o Brasil de Fato Paraná. Nossa ideia é ter núcleos assim em cada região. Não tem como falar das resistências no Paraná sem abordar as regiões. E o Sudoeste, em especial, tem uma contribuição e um imaginário de muitas lutas e conquistas da classe trabalhadora", afirma Carrano.

"Além disso, como estamos inseridos em movimentos populares urbanos, de reivindicação de direitos e acesso à moradia, foi muito bom conhecer experiências de áreas de ocupação, que comungam de aprendizados comuns: formação de lideranças, espaços coletivos, parcerias com a universidade e com os movimentos populares", conclui, apontando também a parceria entre o FORT e a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), no que se refere à educação popular e desafios do trabalho de base urbano.


Consolidação de parcerias do BDF PR com comunicadores e entidades no Sudoeste do Paraná / Assessoar


 

Edição: Lucas Botelho