Paraná

AUSÊNCIA DE POLÍTICA

Vila Pantanal é impactada com cheias devido à chuva de ontem (31)

Liderança local afirma que o impacto no interior das casas foi inédito

Curitiba (PR) |
“Houve registro de queda de granizo no Bairro Novo, Pinheirinho, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Boqueirão, Matriz e Cajuru” - Divulgação moradores

A tarde de ontem (31) foi marcada por forte tempestade em toda a Curitiba, do centro aos bairros periféricos. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), registrou 51 mm de chuva na capital. Em uma hora, das 16h às 17h, foram 33 mm. A rajada de vento foi de 30,6 km/h.

A vila Pantanal, localizada no bairro Alto Boqueirão, na divisa com São José dos Pinhais, foi impactada, com a cheia entrando no interior das casas. A moradora Camila de Oliveira dos Santos, liderança local, afirma que o impacto no interior das casas foi inédito naquela faixa. “Nunca tinha visto”. Na antiga área de ocupação, uma faixa de residências é regularizada, enquanto outra faixa da ocupação se concentra próxima de mata ciliar.

De acordo com o portal G1, “Houve registro de queda de granizo no Bairro Novo, Pinheirinho, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Boqueirão, Matriz e Cajuru”.

Ainda de acordo com o Simepar, por meio da central 156, foram registradas 16 solicitações de queda de árvore.

A reportagem do BDF PR tem acompanhado a situação de áreas em Curitiba e região que vivem o drama das enchentes e cheias, cobrando políticas públicas, compreendendo que a crise climática é resultado de um modo de produção sem planejamento e que impacta o meio ambiente: O capitalismo, que torna-se insustentável.


A crise climática é resultado de um modo de produção sem planejamento e que impacta o meio ambiente. O capitalismo torna-se insustentável. / Divulgação moradores

 

 

Edição: Lia Bianchini