Paraná

Cultura

Casa Quatro Ventos oferece atividades de formação de plateia  

Projeto é gratuito e possibilitará que os participantes assistam pelas com mediação  

Curitiba |
Casa Quatro Ventos - Lidia Ueta

 

Durante 4 meses, vão acontecer diversas ações na Casa Quatro Ventos, como um circuito de  apresentações teatrais, debates, palestras e bate papos acerca do universo da mediação teatral. “Público - Formação e Mediação Teatral” é um projeto criado pela Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura a fim de pensar recepção, mediação e formação de plateia em Curitiba. As ações serão acompanhadas por mediadores que trabalharão com um grupo fechado de espectadores, que serão selecionados via inscrição prévia. Todas as atividades são gratuitas.  


‘O projeto busca movimentar o espaço existente entre a concepção da cena e a recepção do público, qualificando a relação do público com a obra teatral, instigando o espectador a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas, cita  o artista e pesquisador Fernando de Proença que coordena o projeto com a  pela Profa.Dra. Roberta Ninin.  

No circuito de apresentações foram convidados 5 coletivos importantes de Curitiba:  Rumo de Cultura, DesCompanhia de Dança, as drag queens Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Trupe Periferia e Cia dos Palhaços. Os artistas, além de fazerem apresentações fechadas para o grupo de espectadores, também farão duas sessões abertas para o público em geral, além de participar dos processos de mediação. 

 

Datas  

O lançamento do projeto acontece no dia 18 de agosto, às 19h, na Casa Quatro Ventos com fala pública do Prof.Dr. Flávio Desgranges, um dos principais nomes do mundo a pensar mediação em teatro. A entrada é franca, aberta para a comunidade e sujeita a lotação.  

E nos dias 26 e 27 de agosto começa o circuito de apresentações com a peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, da Rumo de Cultura.  

Nos próximos meses, serão apresentadas as peças Feche os Olhos para Olhar, da desCompanhia de dança, O Maravilhoso Cabaré, com Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Real Curitiba, da Trupe Periferia e Deslady, com Nathalia Luiz da Cia dos Palhaços.  
 

Os encontros com o grupo de espectadores preveem, para cada uma das peças apresentadas: acompanhamento antes da ida ao teatro, durante a ida ao teatro (apresentação seguida de debate mediado) e após a ida ao teatro através da elaboração e mediação de procedimentos e jogos teatrais. 
 

Como participar:
 

Para participar do processo de seleção do grupo de espectadores (com certificado de curso de extensão pela UNESPAR - Campus FAP) e para mais informações acesse o formulário  - bit.ly/inscricaoPUBLICO 

 

Serviço: 
 

PÚBLICO - MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO TEATRAL 

  • Para se inscrever e ver condições de participação no grupo de espectadores, acesse: 

bit.ly/inscricaoPUBLICO 

  • Palestra de abertura com o Prof. Dr. Flávio Desgranges 

dia 18 de agosto, às 19h - entrada franca, sujeita a lotação.  
 

  • Peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL 

dias 26 de agosto, às 20h e 27 de agosto,  às 19h 
 

Todas as ações acontecem na Casa Quatro Ventos (R. da Paz, 51 - centro) com entrada franca. 

 

 

 

 

Edição: Ana Carolina Caldas