Paraná

Sindicalismo

Marcio Kieller é reeleito presidente da CUT Paraná

A eleição aconteceu no 15º CECUT-PR, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2023.

Paraná |
Márcio Kieller reeleito presidente da CUT Paraná - ASCOM Cut Paraná

Mais de 250 delegadas e delegados que participaram do 15º CECUT-PR, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2023, na Associação Banestado, localizada na Praia de Leste, litoral paranaense, reelegeram o bancário Marcio Kieller como presidente da CUT Paraná.  A chapa “Democracia e Resistência: A CUT com a nossa cara” conta ainda com Neveraldo da Silva Oliboni, na vice-presidência, Vera Pedroso na secretaria-geral e Josenilda da Cruz Ferreira como secretária de administração e finanças da entidade. 

Durante o congresso foi aprovado o texto-base que norteará os projetos e programas a serem aplicados para buscar as melhorias para a classe trabalhadora. Durante seu primeiro mandato, Kieller unificou os sindicatos, aproximou a CUT Paraná dos trabalhadores e das entidades sindicais, promoveu avanços significativos internos dentro da própria Central e ampliou o diálogo com a sociedade. A renovação do mandato demonstra que os aspectos que foram apresentados durante os últimos quatro anos foram acatados pelos delegados e delegadas e que estão contribuindo para a formação de um movimento sindical cada vez mais forte. 

Os desafios continuam e os próximos anos serão essenciais para o fortalecimento das categorias e trazer os trabalhadores e trabalhadoras para mais próximo dos sindicatos. “Durante nosso mandato percorremos mais de 100 sindicatos inloco para trazer eles mais próximos da CUT. Temos o objetivo de percorrer os 180 existentes no estado e alinhar as demandas em favor da classe trabalhadora”, destacou o presidente reeleito.

Kieller também destacou que propôs uma gestão que buscou conhecer e avançar com as demandas existentes, mesmo durante uma gestão política nacional que estava contra os sindicatos e movimentos sociais. A coroação desse trabalho aconteceu durante o Congresso Estadual com a construção de um documento estadual que será encaminhando ao Congresso Nacional com demandas concretas e que são feitas para o debate e a construção de uma classe com melhor valorização. 

“Conversamos bastante para garantir que esse congresso fosse propositivo, documento estadual para levar ao documento nacional e levar os trabalhadores e trabalhadoras para o CONCUT”, explicou.

Ao final do congresso as delegadas e delegados também aprovaram moções e propostas relacionadas a temas como saúde, pela imediata implementação do piso nacional da enfermagem, da segurança pública, contra a privatização da Copel e da intimidação dos funcionários e por um projeto de educação mais humanizado, com a revogação da aprovação do novo ensino médio. 

Os participantes do evento também prestaram uma homenagem ao companheiro Marcelo Arruda, assassinado por um bolsonarista no final de 2022, pouco antes das eleições, durante a comemoração da festa de aniversário. Marcelo era dirigente do movimento sindical e do PT de Foz do Iguaçu.


Os participantes do evento prestaram uma homenagem ao companheiro Marcelo Arruda, assassinado por um bolsonarista no final de 2022 / ASCOM Cut Paraná

Confira a nova direção da CUT Paraná:

 

Presidente

Márcio Mauri Kieller Gonçalves

 

Vice-Presidente

Neveraldo da Silva Oliboni

 

Secretária Geral 

Vera Lucia Pedroso Nogueira

 

Secretária de Administração e Finanças

Josenilda da Cruz Ferreira

 

Secretário de Comunicação

Daniel Nascimento Matoso

 

Secretária de Formação Sindical

Marisa Morales Penati

 

Secretária de Organização e Política Sindical

Simone Regina Checchi

 

Secretária da Mulher Trabalhadora

Eunice Tieko Miyamoto

 

Secretária de Relações de Trabalho

Tathyana Maria Tenorio da Rocha  

 

Secretária de Política Sociais e Direitos Humanos

Julia Maria Morais

 

Secretária de Juventude

Camile Cristina Santos Cruz

 

Secretário de Combate ao Racismo

Luiz Carlos dos Santos

 

Secretário de Saúde do Trabalhador

José de Oliveira Lima

 

Secretário de Meio Ambiente

Jefferson Leandro Gomes Palhão

 

Secretário de Assuntos Jurídicos

Carlos Aparecido da Silva de Mello

 

Secretário de Cultura

Jaci Poli

 

Secretária de Mobilização e Movimentos Sociais

Alessandra Claudia de Oliveira

 

Secretário Executiva

Valdir Aparecido Mestriner

 

A diretoria estadual será composta por:

 

Daniel Ivan Rosaneli

Olair Eron Viana da Rocha

Elias Hennemann Jordão

Junior Cesar Dias

Cinara Correia Freitas Tonatto

Edilson José Gabriel

Ney Angelo Betin

Márcia Aparecida de Oliveira Neves

Natalia dos Santos da Silva

Lilian Mozer

Alba Gomes da Silva

Tais Adams Gramowski

Silvane Vanelli

Edison Ribeiro de Souza

Anderson Ferreira da Silva

Paulo Gomes

Sidineiva Gonçalves de Lima

Elizabete Eva Almeida Dantas

 

Edição: Ana Carolina Caldas