Distrito Federal

Sindicalismo

Abertura do Congresso da CUT-DF destaca mudanças no mundo do trabalho e reforça luta por democracia

Programação segue até domingo (20) e vai aprovar plano de lutas e nova diretoria da Central no Distrito Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Congresso também marca os 40 anos da maior central sindical da América Latina - Brasil de Fato DF

Com um olhar voltado para pautas da atualidade, a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) realizou nesta sexta-feira (18) os primeiros debates do Congresso Estadual da CUT-DF 2023. Com o tema “Luta, direitos e democracia, que transformam vidas!”, o Congresso tem programação no sábado (19) e domingo (20) no Sindicato dos Bancários de Brasília, na Asa Sul. 

A mesa de abertura contou com a presença de sindicalistas do DF e outros estados, bem como parlamentares e representantes de movimentos sociais. O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, destacou o novo momento político do Brasil, com o governo Lula e destacou a importância de se rediscutir o modelo trabalhista. 

“Nosso modelo nasceu lá na década de 1940 protege quem tem carteira assinada ou quem é servidor público concursado, mas hoje metade da classe trabalhadora está fora desse modelo”, disse Nobre, destacando as diversas categorias de trabalhadores informais. “Eles são classe trabalhadora e nós temos que trazer esse povo para dentro do nosso modelo”, completou o sindicalista, destacando a importância da reindustrialização do Brasil.

Presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, chamou atenção para a necessidade de reconstruir os direitos dos trabalhadores que foram retirados. “Esses últimos quatro anos foram difíceis de enfrentar de Bolsonaro com pandemia”, afirmou Rodrigues, acrescentando que é necessário "reconstruir os direitos dos trabalhadores que foram retirados". 

Representante do Levante Popular da Juventude, Cintia Isla, falou sobre a importância da central para a luta e mobilização da juventude. "A CUT é essa organização importante que reúne diversos sindicatos comprometidos com a transformação da realidade do povo brasileiro e por isso temos esse compromisso com a CUT”, acrescentou. 

Parlamentares

Primeiro presidente da CUT no Distrito Federal, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) destacou a importância da classe trabalhadora do DF para as diversas lutas e pediu mobilização em prol das investigações que a CPI que ele preside na Câmara dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. “Nós estamos apurando e tem generais envolvidos, a cúpula da polícia do DF e tem terroristas”, afirmou Vigilante. 

Para o deputado Gabriel Magno (PT) o Congresso da CUT acontece num momento importante em que “o Brasil está sendo reconstruído e a classe trabalhadora é quem pode reconstruir”. Já o deputado Max Maciel (PSOL) chamou atenção para a importância dos trabalhadores na luta contra o fascismo. “Somos nós todos juntos aqui que nunca largamos o pé das nossas ações e agora com o governo Lula fazer uma retomada do nosso processo de luta”.  

A mesa de abertura contou ainda com a presença de representantes de diversos sindicatos, ex-dirigentes sindicais, ex-parlamentares e representantes da CUT de outros estados.

Programação

A programação completa conta com temas como diversidade, direitos humanos, juventude, cultura, redes sociais e mulheres. Neste sábado (19), a programação inicia com a leitura e aprovação do Regimento Interno do Congresso. Durante o dia serão realizadas três mesas de debates: "Análise de conjuntura e os desafios da classe trabalhadora"; "Trabalho, cuidado e violência: desafios para as mulheres na sociedade e no mundo do trabalho" e, "O poder das redes sociais e a importância da comunicação para o mundo do trabalho".

No domingo (20), será votado o Plano de Lutas para a Gestão 2023-2027 e a eleição e posse da nova diretoria.

Todos os debates do Congresso podem ser acompanhados ao vivo pelo canal da CUT-DF no youtube.

Cerca de 400 delegadas e delegados dos sindicatos filiados, observadores e convidados participam do Congresso Estadual da Central Única de Trabalhadores do Distrito Federal (CECUT).

O 14º Congresso Nacional da CUT acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

CUT 40 anos

A Central Única dos Trabalhadores completa no dia 28 de agosto 40 anos, sendo a maior central sindical da América Latina e uma das maiores do mundo. No dia 25 de agosto a CUT-DF realizará o “Sextou nos 40”, um evento que deve reunir sindicalistas e militância CUTista para celebrar a história da Central, no Conic. Além disso, a Câmara Legislativa do DF realiza no dia 4 de setembro uma homenagem à Central.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino