Paraná

Participação popular

Caravana do governo Lula realiza plenária de elaboração do Plano Plurianual no Paraná

Evento acontece nesta sexta (7), em Curitiba, e contará com presença de ministros Simone Tebet e Márcio Macêdo

Curitiba (PR) |
Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (à esquerda na foto), da ministra Simone Tebet e do ministro Márcio Macêdo, Lula abriu os trabalhos do PPA - Ricardo Stuckert

Nesta sexta (07), o Paraná receberá a plenária estadual para a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA). O encontro é promovido pelo Governo Federal, com o objetivo de incorporar as prioridades indicadas pela sociedade civil no PPA 2024-2027.

Estarão presentes os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República). A plenária será realizada em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 10h.

Esta será a 21ª plenária presencial do PPA Participativo. O cronograma de plenárias estaduais teve início no dia 11 de maio, em Salvador, e segue até 14 de julho, em São Paulo, passando por todos os estados e Distrito Federal.

O público-alvo preferencial das plenárias são representantes da sociedade civil organizada, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, na página do PPA Participativo, ou presencialmente antes do início de cada plenária.

Até o dia 14 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

Objetivos estratégicos

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do País pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Em seu formato participativo, o programa é uma parceria do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social. Ele conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Caberá à Secretaria-Geral sistematizar as contribuições da população e encaminhá-las à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO. Posteriormente, o MPO ajustará essas contribuições e as submeterá à análise das equipes técnicas dos ministérios afins para eventual incorporação ao PPA. O plano deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA), e vale para os quatro anos seguintes.

Edição: Lia Bianchini