Paraná

Teatro

Nena Inoue volta aos palcos curitibanos com temporada gratuita do espetáculo SOBREVIVENTE

A temporada acontece no Teatro José Maria Santos, de 08 a 25 de junho, de quinta a domingo

Paraná |
Neste trabalho que fala de ancestralidades, Nena Inoue divide o palco com seu filho, o ator Pedro Inoue, sob direção do amazonense Henrique Fontes - Humberto Araújo

Após estrear com teatro cheio e ingressos esgotados na edição do Festival de Curitiba deste ano, seguida de temporada no Sesc Pinheiros, em São Paulo, a atriz Nena Inoue retorna aos palcos curitibanos com SOBREVIVENTE, seu mais recente trabalho, no Teatro José Maria Santos, entre os dias 08 e 25 de junho, com apresentações de quinta a domingo, com sessões extras aos finais de semana. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência, no local. 

Neste trabalho que fala de ancestralidades, Nena Inoue divide o palco com seu filho, o ator Pedro Inoue, sob direção do amazonense Henrique Fontes, que também assina a dramaturgia. Por meio do teatro documental, a premiada atriz, de origem japonesa, reconstrói o caminho de sua historiografia e investiga uma possível ascendência indígena.  

Isso porque, em meados de 2022, a atriz descobriu indícios de uma possível origem indígena além da já conhecida descendência japonesa. Não à toa, seu filho Pedro Inoue, também em cena, contribui para que o processo de investigação sobre as origens de Nena e os apagamentos que marcaram a vida dela e das mulheres da família sejam revelados, revisitados e ressignificados. 

A atriz comenta sobre a experiência de atuar com o filho e a repercussão positiva do que ela chama de experiência compartilhada. "A presença do Pedro não é só como ator, ele também é diretor assistente e ator operador de vídeo e áudio deste trabalho e, através dos recursos digitais, ele constrói em cena a dramaturgia audiovisual deste espetáculo documental, revelando as histórias que quero e preciso trazer à tona", completa. 

O diretor e dramaturgo Henrique Fontes conta sobre a trajetória da peça. “Quando iniciamos o processo criativo, SOBREVIVENTE era uma pesquisa sobre a realidade das mulheres indígenas, todo o processo de violência e apagamento das histórias delas, e crie uma fábula, que seria narrada em primeira pessoa. No meio disso, sentimos a vontade e a necessidade de trazer a própria história da Nena, que também vivenciou o apagamento de uma mulher, sua avó materna, ao que tudo indica, indígena”, afirma Fontes, que é vencedor do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia com o texto “A Invenção do Nordeste”. 

A obra é a segunda da "Trilogia para adiar o fim", idealizada por Nena Inoue com enfoque nas histórias verídicas de mulheres, iniciada em 2018 com o espetáculo “Para Não Morrer”, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz 2019, no Rio de Janeiro, e que já foi assistida por mais de 40 mil pessoas. 

 

SERVIÇO 

“SOBREVIVENTE”, com Nena Inoue 

De 08 a 25 de junho 

Quinta a sábado, às 20h 

Domingo, às 19h 

Sessões extras:  

Sábados e domingos, às 16h 

Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - São Francisco) 

Entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes no próprio teatro 

Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos 

Teatro documental 

 

Edição: Ana Carolina Caldas