Paraná

BdF 20 anos

Desafios da Comunicação Sindical foram tema de debate em seminário que celebra 20 anos do BdF

Dirigentes sindicais e comunicadores mostraram experiências e iniciativas para aprimorar comunicação com trabalhadores

Curitiba (PR) |
Seminário “20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores” acontece até o dia 28 de abril - Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba/NPC

Os desafios da Comunicação Sindical foram um dos temas debatidos no Seminário “20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores”, que ocorre em Curitiba até o dia 28 de abril. Nas mesas desta quarta-feira (26), comunicadores e dirigentes sindicais trouxeram reflexões sobre comunicação e o mundo sindical e apresentaram iniciativas importantes como aplicativos, jornais e novas formas de se aproximar dos trabalhadores.

Na mesa da tarde “Comunicação Sindical e a Arte de Falar para milhões”, com mediação da jornalista Cláudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), os debatedores apresentaram experiências e iniciativas que vem sendo desenvolvidas por suas entidades e sindicatos.

Participaram Marcio Kieller, presidente da CUT Paraná, Ana Paula Busato, Secretária Comunicação do Sindicato dos Bancários, os professores Daniel Matoso e Cláudia Gruber, da Secretaria de Comunicação da APP Sindicato, representantes da CUT, e Rozinaldo Milani, da UEL e NPC. (Assista na íntegra).

Já na mesa da noite, “Comunicação sindical, comunitária e popular”, os debatedores falaram sobre a importância de se aprofundar no debate sobre como fazer chegar a comunicação até os trabalhadores que não estão organizados em sindicatos ou movimentos populares. Participaram deste debate, pelo SINDIJUS, o jornalista Gustavo Vidal e o dirigente sindical Davi Machado; pelo Sismmac: a dirigente Adriane Alves da Silva; pelo Sismmuc, a dirigente Soraya Cristina Zgoda, e a jornalista Claudia Morais, da TV Comunitária. (Assista na íntegra). 

Edição: Lia Bianchini