Paraná

Notas do Brasil

Coluna: notas BDF

Em destaque: pai de juíza Hardt é denunciado por envolvimento em espionagem contra a Petrobras

Brasil |
Bolsonaro prestou depoimento por mais de 3 horas à PF em caso de joias que foram trazidas irregulamente para o Brasil - Marcos Corrêa - PR

Bolsonaro na PF 

O ex-presidente Jair Bolsonaro está tendo uma recepção bem diferente em sua volta ao Brasil. Um de seus primeiros compromissos públicos foi depoimento à Polícia Federal sobre as joias milionárias trazidas irregularmente para o Brasil. Em sua defesa, Bolsonaro disse, em mais de 3 horas, que ficou sabendo das joias em dezembro de 2022 e, segundo sua defesa, ele não se lembra quem o avisou da apreensão pela Receita Federal. 

O pai de juíza Hardt 

O jornalista Leandro Demori publicou matéria na quarta, 5, em que descreve como o pai da juíza Gabriela Hardt se envolveu em negócios suspeitos em relação à Petrobras. Segundo ele, o engenheiro Jorge Hardt Filho teria participado de espionagem de tecnologia da subsidiária da petrolífera que trabalhava com industrialização de xisto, a Petrobras Six. Bom lembrar que a Petrobras está no centro do escândalo da Lava Jato, em que muitas decisões passaram pelas mãos da juíza Hardt, muito amiga de Sérgio Moro.

Privatização suspeita 

Além de um roteiro que parece saído de filmes de espionagem, que mistura a venda de segredos e a tentativa de roubar tecnologias e repassá-las a uma empresa canadense, o enredo acaba na privatização dessa subsidiária da Petrobras no governo Bolsonaro. Foi “vendida” pelo valor de seu lucro de apenas um ano, justamente para os canadenses que antes tentaram usar o pai de Hardt para se apossarem da tecnologia que detinha. Como diz Demori, de um jeito ou de outro, venceram. 

Caminhada pela vida 

Para o sábado, dia 8, o deputado estadual Renato Freitas (PT) está chamando para o ato “Caminhada pela Vida” para “protestar contra a violência policial e cobrar justiça pela vida de Caio José e de todos os inocentes assassinados pelas forças de segurança pública do Estado”, diz o deputado. Será às 11h, na Boca Maldita, no centro de Curitiba. O pedido da família é que as pessoas compareçam com camiseta branca. 

Edição: Pedro Carrano