Paraná

Violência

Exposição excessiva de ataques a escolas contribui para aumento de casos, diz Arruda Botelho

Secretário Nacional de Justiça esteve em Curitiba (PR) nesta quarta-feira (5) e falou sobre ataque em Blumenau (SC)

Curitiba (PR) |
Augusto de Arruda Botelho esteve em palestra na UFPR nesta terça (05) - Foto: Gabriel Carriconde

Para o Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, a hiper-exposição de ataques a escolas por parte da imprensa pode ser um dos elementos que contribuem para o aumento de casos de violência nos últimos tempos. Botelho comentou a respeito do ataque à creche municipal Bom Pastor, em Blumenau (SC), ocorrido na manhã desta quarta-feira (5), que vitimou cerca de quatro crianças de idades entre 4 e 7 anos e deixou outras feridas.

Evitando declarações oficiais como membro do governo, Augusto de Arruda Botelho fez uma análise crítica a respeito do trabalho dos órgãos de imprensa em casos de ataques a escolas primárias.

“Um ponto que é delicado, é a cobertura da imprensa, a exposição destes tipos de caso. É óbvio que temos que ter uma imprensa livre, o que fez com que criássemos o Observatório Nacional de Combate à Violência contra jornalistas, no qual coordeno os trabalhos. [Mas] temos que ter cuidado na divulgação desse tipo de ataque, porque há vários estudos que comprovam que, muitas vezes, a forma como a imprensa expõe esse tipo de situação pode ser prejudicial”, critica.

Botelho ainda avalia que a exposição exagerada pode acabar tendo efeito reverso. “Há protocolos e manuais de países que sofrem com esse tipo de ataque [às escolas], que indicam que deve-se evitar a exposição da imagem do agressor, onde ele pesquisou. A publicização excessiva pode ser uma das causas desses casos estarem aumentando em quantidade”, afirmou.

Acompanhamento da PF

O secretário ainda revelou que a Polícia Federal vem investigando fóruns e aplicativos de conversas onde há suspeitas de que tenha incentivos ou preparos de ataques como os de Blumenau. “Sem dar maiores detalhes, a Polícia Federal vem fazendo um monitoramento muito próximo e preocupante, de como fóruns de discussão na internet, na darkweb, têm se intensificado...essa matéria de ataques em geral, incluindo, principalmente escolas”, completou.

Grupo interministerial

O governo federal deve criar um grupo de trabalho interministerial para discutir ações contra a violência. O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, na tarde desta quarta (05).

O Grupo será composto pelos ministérios da Educação, Justiça, dos Direitos Humanos e pela Secretaria-Geral da Presidência. 

Edição: Lia Bianchini