Rio de Janeiro

Violência

Vereador de São Gonçalo é morto após ser baleado durante troca de tiros na porta de casa

O parlamentar, filiado ao partido de Jair Bolsonaro, tinha 61 anos e era conhecido como Cici Maldonado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Maldonado foi nascido e criado no bairro do Gradim, em São Gonçalo - Câmara de São Gonçalo

Aldecyr Maldonado (PL), vereador de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, morreu após ser baleado durante uma troca de tiros na porta de sua casa no fim da noite da última terça-feira (7). O parlamentar, filiado ao partido de Jair Bolsonaro, tinha 61 anos e era conhecido como Cici Maldonado.

A Prefeitura de São Gonçalo afirmou se tratar de uma tentativa de assalto. Já a Polícia Civil do RJ não descarta nenhuma hipótese, segundo o portal G1

Leia também: O que muda com a aprovação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares

De acordo com a ocorrência da Polícia Militar, divulgada pela imprensa, dois assessores de Cici tinham acabado de deixar de carro o vereador em casa, na rua Antenor Martins, no Porto da Madama, quando testemunharam um roubo a uma moto. Os auxiliares, assustados, largaram o automóvel e buscaram refúgio em uma residência. Cici ouviu gritos e foi até o portão da casa, com uma arma em punho, para ver o que estava acontecendo. Os assaltantes viram Cici armado e passaram a atirar. O vereador revidou e, no tiroteio, acabou atingido na cabeça.

Ainda segundo informações do portal G1, na semana passada, Cici teve uma desavença com um pré-candidato a uma das vagas na Câmara de São Gonçalo, ligado a comunidades do Paraíso e Patronato. Os dois teriam tido um desentendimento por conta da disputa por eleitores dessas regiões, redutos eleitorais de Cici. A eleição para vereador acontece no ano que vem.

Maldonado foi nascido e criado no bairro do Gradim, em São Gonçalo. Durante sua vida escolar, passou por instituições públicas. Profissionalmente, primeiro trabalhou numa empresa, por 13 anos, e depois optou por montar o próprio negócio. Somente na última eleição conseguiu seu primeiro mandato como vereador, ao concorrer pelo Partido Liberal (PL) e receber 2.425 votos. 

Na Câmara dos Vereadores do município, na Região Metropolitana, Maldonado era membro da Comissão de Defesa Civil, vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos.

Edição: Mariana Pitasse